Evento cultural

Coral Ars Nova celebra 60 anos em concerto na Reitoria

O Ars Nova – Coral da UFMG vai apresentar o concerto Banquete de vozes do Natal no dia 16 de dezembro de 2019, no Auditório da Reitoria. Com início às 19h30, o tradicional concerto comemora, neste ano, os 60 anos de fundação do grupo.

O programa será composto de peças corais a cappella ou acompanhadas por músicos da UFMG, incluindo clássicos da música coral e composições natalinas brasileiras, com obras inéditas no país e participação de ex-coristas. O Ars Nova será regido pelo maestro Lincoln Andrade , professor da Escola de Música da UFMG e diretor artístico do grupo.

Repertório
O concerto será aberto por Vesperae Solennes de Dominica, composta em 1779 para coro, solistas e orquestra de câmara. O Ars Nova executará outras peças de forte sentido religioso. Em estreia no Brasil, Alleluia, de Eric Whitacre, explora a força desta palavra litúrgica, enquanto Which was the son of..., de Arvo Pärt, remonta a linhagem de Jesus Cristo. O líder Martin Luther King é evocado pela canção MLK, do U2, interpretada como uma canção de ninar.

O repertório segue com duas canções brasileiras. Cadê o boi? é assinada pelo compositor do Clube da Esquina Tavinho Moura e por Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha. Linda estrela, do mineiro Nelson Salomé, se inspira em manifestações da cultura popular regional. A segunda estreia nacional da noite é O holy night, composta por Adolphe Charles Adams para coro, quatro trompas, fagote e piano, destinada especialmente à celebração natalina.

Fechando o concerto, o Ars Nova chamará ao palco alguns de seus ex-coristas para entoar canções consagradas de seu repertório: Exsultate Deo, de Allessandro Scarlatti, e Hodie Christus natus est e Dona Nobis, do compositor e maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, que esteve à frente do coro por 41 anos.

Longevidade
Criado como um grupo independente de música vocal, em 1959, o Ars Nova era, à época, vinculado à União Estadual dos Estudantes e, em 1964, passou a integrar o corpo artístico da UFMG. Ao longo de sua história, o coral realizou mais de 1.500 apresentações e consolidou-se como referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. O grupo apresentou seu repertório em 17 países, conquistou prêmios e condecorações e incentivou a formação de cantores, regentes e coros.

Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas. Ao longo de todo o ano de 2019, os concertos do coro trouxeram detalhes que remetem à sua história, em comemoração ao aniversário do grupo. Confira a matéria sobre os 60 anos do Coral publicada na edição 2.084 do Boletim UFMG.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Ars Nova Coral da UFMG)

Descrição Imagem
Coral Ars Nova vai se apresentar ao público gratuitamente Lucas Braga/UFMG