Cursos

Curso on-line gratuito sobre aprendizagem significativa e tecnologias educacionais recebe inscrições

Estão abertas até sexta-feira, 3 de abril de 2020, as inscrições para o curso de extensão, on-line e gratuito, Aprendizagem significativa e tecnologias educacionais, ofertado pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG). Os interessados devem se inscrever por meio deste formulário. Nesta edição, estão abertas 60 vagas, distribuídas por ordem de inscrição ou por sorteio, caso a procura supere esse limite.

A capacitação, que será ministrada de 17 de abril a 15 de maio, é destinada a professores da educação básica. Seu objetivo é debater a proposta e as contribuições do conceito de aprendizagem significativa, desenvolvido pelo psicólogo da educação norte-americano David Ausubel (1918-2008). Aprendizagem significativa está associada à interação de um novo conteúdo ensinado com as ideias já presentes na estrutura cognitiva daquele que aprende.

O conteúdo, organizado em quatro módulos, incluirá lições sobre inclusão pedagógica e a apresentação de recursos educacionais, como ambientes virtuais de aprendizagem e as ferramentas PowToon, para a criação de animações e vídeos didáticos, e CMapTools, especializada na elaboração de mapas conceituais.

A iniciativa tem o objetivo de qualificar docentes para a utilização de tecnologias educacionais, demanda que se torna mais urgente diante da suspensão das atividades escolares presenciais, em razão das medidas para conter a disseminação da Covid-19.

Mais informações podem ser obtidas em /ceaste.ufmg ou solicitadas pelo e-mail ceast.ufmg@gmail.com.