Evento acadêmico

Dia Mundial do Meio Ambiente na UFMG

Com o tema Soluções para a poluição plástica, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2023, será celebrado em diversos eventos nos campi da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros. A programação é gratuita.

Manuelzão
Projeto Manuelzão realizará dois eventos. O primeiro é a estreia do documentário Águas de Minas, dirigido por Vinicius Parisi. A exibição será nesta segunda-feira, às 13h, no auditório da Faculdade de Medicina, no campus Saúde. A sessão se integra à exposição Cartão-postal, de Marcelo AB, que fica aberta para visitação de 5 a 17 de junho, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Cartão-postal aborda a natureza e a simbologia da Serra do Curral, em uma série de desenhos em lápis de cor. A exposição ocupa a Singular Galeria de Arte, localizada na Rua Curitiba, 1.592. O documentário Águas de Minas faz uma retrospectiva sobre as questões socioambientais das bacias mineiras nos últimos anos.

Hospital das Clínicas
Durante a manhã e tarde, o HC-UFMG, em parceria com o serviço de Gestão de Resíduos da Escola de Enfermagem da UFMG, promoverá um dia inteiro de discussões e eventos. Haverá palestras sobre poluição plástica e seus impactos no meio ambiente, reciclagem e o comportamento humano e suas relações com o desenvolvimento das doenças.

No hall de entrada do prédio principal, será montado um mural com informações sobre poluição plástica e haverá uma feira com exposição de artesanato utilizando materiais recicláveis feito por crianças e mães da pediatria. Boas práticas de sustentabilidade no campus Saúde da UFMG também serão apresentadas.

"Nosso hospital preza, em seus valores institucionais, pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Por isso, espaços como esses contribuem para que nós, profissionais, possamos repensar nossos processos de trabalho, buscando soluções sustentáveis para a instituição e para o meio ambiente", explica a chefe da Unidade de Hospitalidade do HC-UFMG, Graycielle Kivian Silva.

Montes Claros
O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com um evento especial no campus da UFMG em Montes Claros. A 1ª Mostra ambiental da UFMG terá visitas guiadas pela Unidade Acadêmica e atividades relacionadas à temática ambiental.

Aberto a estudantes de escolas da rede básica de Montes Claros e região inscritas previamente, o evento prevê visita a alguns setores do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA), onde serão abordadas temáticas vinculadas ao meio ambiente e sustentabilidade. As atividades serão realizadas das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

"No Herbário, vamos trabalhar a diversidade de plantas e vegetações no norte de Minas Gerais; no laboratório de Sementes, os visitantes vão conhecer estratégias de conservação da biodiversidade; no Viveiro Florestal, falaremos sobre a propagação de espécies florestais e sistemas agroflorestais; no laboratório de Anatomia e Dendrologia, as estratégias de adaptação das plantas ao ambiente serão o foco. Estão previstas ainda visitas ao laboratório de Química e de Física, ao Horto Medicinal, Plantas Ornamentais e ao setor de Produção de Energia", informa a coordenadora da Mostra, professora Clívia Possobom.

A Mostra ambiental faz parte do projeto de extensão Visitas monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias, que apresenta o ICA à comunidade, contribuindo para ampliar sua divulgação na sociedade norte-mineira.

Escolas interessadas em visitar o campus devem entrar em contato pelo telefone (38) 2101-7790 ou pelo e-mail visitas.ica.ufmg@gmail.com.

Descrição Imagem
Visita ao viveiro do ICA Ana Cláudia Mendes I UFMG

Dia Mundial do Meio Ambiente no Hospital das Clínicas da UFMG
Data: 5 de junho de 2023