Evento acadêmico

Em 'live' nesta terça, coordenadora da Rede de Museus da UFMG fala sobre memória, identidade e patrimônio

Ver cartaz do evento >

Museus, memória e patrimônio é o tema da próxima Live Boletim UFMG, que será realizada nesta terça, 7 de julho de 2020, a partir das 17h. A convidada é a professora Letícia Julião, coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG. A conversa será transmitida pelo perfil da UFMG no Instagram, com interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Temas como memória e esquecimento estão atualmente no centro do debate político. E a discussão também passará pela análise do incêndio que atingiu, no mês passado, parte da reserva técnica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Nesse contexto, Letícia Julião, que é historiadora e leciona no curso de Museologia, discutirá a importância da memória para o país, o papel dos museus na construção de uma identidade nacional e a situação dessas instituições em tempos de pandemia.

Lives Boletim UFMG
Iniciadas em junho, Lives Boletim UFMG é uma série de conversas ao vivo transmitidas periodicamente pelo Instagram da Universidade. As lives pretendem tratar, com profundidade, das diferentes implicações da pandemia de covid-19 no Brasil, com a contribuição de integrantes da comunidade universitária.

Pandemia e raça, desafios enfrentados pela imprensa na cobertura da covid-19, as lições da história trazidas por outras epidemias e impactos econômicos da doença são alguns temas que devem ser abordados em edições futuras da série, que é organizada pela equipe de Redes Sociais da UFMG.

As conversas continuam disponíveis no IGTV do Instagram @ufmg.

Descrição Imagem
Exposição do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG Lucas Braga / UFMG