Evento acadêmico

Em outubro, curso breve vai tratar de retórica, gramática e lógica

Pesquisadores da UFMG e de outras universidades vão participar, em outubro, de curso on-line sobre as temáticas da retórica, da gramática e da lógica (dialética), nas abordagens histórica e comparativa. A iniciativa tem o intuito de ampliar o alcance desses estudos entre graduandos, professores do ensino médio e outros interessados.

As aulas vão tratar de um dos temas mais relevantes da história da retórica, que é o modelo pedagógico clássico que une retórica, gramática e lógica na Idade Média e sua conexão com a Antiguidade e a contemporaneidade.

Os encontros serão às segundas-feiras, dias 2, 9 e 16 de outubro, sempre das 20h às 21h50.

Dia 2: Retórica
Palestrante: Jacyntho Brandão (Letras/UFMG, Academia Mineira de Letras) Debatedor: Rafael Silva (Letras/Universidade Estadual do Ceará)

Dia 9: Gramática
Palestrante: Fábio Fortes (Letras/UFJF). Debatedor: André Coniglian (Letras/UFMG)

Dia 16: Dialética/Lógica
Palestrante: Roberta Miquelanti (Filosofia/UFBA). Debatedor: Antonio Coelho (Filosofia/UFMG)

Os cursos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), e essa primeira série de encontros foi proposta em parceria com líderes do Grupo de Pesquisa Retorar, da UFMG, responsável pela realização juntamente com o projeto de extensão UFMG noturna.

As inscrições para as 85 vagas devem ser feitas por formulário Google. Os participantes deverão entrar na plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail aos inscritos).

Deve ser anexado ao formulário o comprovante de pagamento de 30 reais, por meio de Pix (chave: sbretorica@gmail.com). O valor é considerado simbólico, e a cobrança visa minimizar a desistência de inscritos — fenômeno que ocorreu bastante em eventos on-line, durante a pandemia —, fator que, segundo os organizadores, impossibilita inscrições de pessoas comprometidas com a participação efetiva no curso. Todos os convidados e monitores são voluntários, e o valor arrecadado no curso será destinado a despesas operacionais e cartoriais, entre outras. É importante que, antes de fazer o Pix, o candidato verifique se o formulário está aberto, pois o canal de pagamento será desativado quando todas as vagas estiverem preenchidas.

A participação valerá certificado da SBR e da UFMG.

Descrição Imagem
A lógica, a retórica e a gramática formam o 'trivium' entre as chamadas sete artes liberais Imagem: Recorte de 'The seven liberal arts', de Francesco Pesellino (1422-1457)