Espaço do Conhecimento promove pré-carnaval com samba-reggae, ciranda, maracatu, funk e marchinhas
Ritmos carnavalescos, muita alegria e a diversidade cultural de uma das maiores festas populares do Brasil. Essa é a proposta do bloco Chega o Rei, que agitará o Espaço do Conhecimento UFMG neste sábado, 15 de fevereiro, a partir das 17h. A atividade é aberta a todos os públicos.
No repertório do grupo, acompanhado de arranjos originais da música popular brasileira, estão ritmos como samba-reggae, ciranda, maracatu, funk, marchinha, ijexá e baião. A atividade gratuita faz parte da programação complementar da exposição MetropoliTRAMAS, em cartaz no Museu, que estimula a discussão sobre as manifestações de arte e cultura na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Para participar, não é necessário fazer inscrição; basta comparecer à área externa que separa o Espaço do Conhecimento e o edifício Rainha da Sucata, situados na Praça da Liberdade, 700. O objetivo é possibilitar a participação de visitantes e transeuntes, ampliando o alcance do evento.
Sobre o grupo
O grupo Chega o Rei surgiu durante o carnaval de 2018, na Regional Noroeste de Belo Horizonte. O bloco homenageia os reis e as rainhas da música popular brasileira, como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Clara Nunes e Luiz Gonzaga. A intenção dos criadores do bloco é contribuir para a descentralização do carnaval de rua em Belo Horizonte, a democratização do acesso a espetáculos musicais e a formação de novos talentos por meio de oficinas de percussão. A formação do grupo é mista e inclusiva, reunindo adultos, idosos, crianças, pessoas com deficiência e jovens em situação de risco.
O evento, gratuito, integra o projeto Multiverso, desenvolvido desde 2017, e o Circuito Cultural UFMG, ambos realizações da Pró-reitoria de Cultura (Procult).
