Evento cultural

Exposição '200 anos da viagem de Saint-Hilaire pelo Distrito dos Diamantes'

Para homenagear os 200 anos da passagem do naturalista Auguste de Saint-Hilaire por Diamantina, o Instituto Casa da Glória, em parceria com o Instituto de Geociências (IGC), a Diretoria de Relações Internacionais e a Embaixada da França, promove a exposição comemorativa '200 anos da viagem de Saint-Hilaire pelo Distrito dos Diamantes'. Com o intuito de revisitar esse território por meio do olhar de Saint-Hilaire, a mostra expõe conteúdos do livro do botânico Viagem ao Distrito dos Diamantes.

A mostra pode ser visitada diariamente, das 8h às 18h, até 1º de setembro, no Instituto Casa da Glória da UFMG, em Diamantina.

Saint-Hilaire
Em 1816, o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire desembarcou no Brasil para desbravar o interior do país e catalogar as espécies encontradas. Uma das regiões visitadas pelo naturalista foi o Distrito dos Diamantes (atual Diamantina), onde chegou em 1817 para colher informações não só sobre a natureza, mas também sobre aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais dos povos da região. Em seis anos de expedição pelo país, Saint-Hilaire coletou cerca de 30 mil amostras de plantas e animais, que renderam material para uma série de livros inéditos sobre a biodiversidade brasileira.

Descrição Imagem
Casa da Glória, em Diamantina, sedia exposição sobre trabalho do naturalista Saint-Hilaire Foca Lisboa/UFMG

Ficha técnica

RealizaçãoInstituto Casa da Glória, Instituto de Geociências e Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e a Embaixada da França