Evento acadêmico

Fale realiza primeiro congresso sobre filosofia indiana e da Ásia Oriental

Ver cartaz do evento >

O 1º Congresso de Filosofia da Índia e da Ásia Oriental da UFMG será realizado nos dias 1º e 2 de Junho de 2023, na sala 2001 da Faculdade de Letras (Fale). Gratuito e aberto ao público, o evento vai explorar as diferentes perspectivas da noção do eu nas filosofias indiana e chinesa, incluindo os conceitos ātman, pudgala, , xīn e seus equivalentes em outras tradições asiáticas. A inscrição que valerá certificado deve ser feita por formulário eletrônico.

O congresso, que reúne pesquisadores e professores de diversas universidades públicas do Brasil, também é uma homenagem ao professor Leonardo Alves Vieira por sua contribuição para os estudos de pensamento indiano no Brasil. Ele se aposentou recentemente, após anos de magistério na UFMG.

Trajetória
Leonardo Alves Vieira formou-se em Filosofia pela UFMG e fez estudos de doutorado e pós-doutorado na Universität Gesamthochschule Kassel, na Alemanha. Em 2010, ele fez residência de pesquisa na Jadavpur University, Kolkata, em Calcutá, Índia. Como professor de Filosofia na UFMG, Leonardo tem publicações relativas aos temas Ética, Metafísica e História da Filosofia e pesquisas sobre os níveis de consciência, explorando as questões relativas à dualidade e não dualidade e seus aspectos gnosiológicos, ontológicos, antropológicos e axiológicos, com base nas filosofias ocidental e oriental (Shamkara e Nagarjuna).

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Descrição Imagem
Evento abordará diferentes perspectivas da noção do 'eu' nas filosofias indiana e chinesa Foto: janeb13 | Pixabay

1º Congresso de Filosofia da Índia e da Ásia Oriental da UFMG
Data: 1º e 2 de junho de 2023