Filosofia da UFMG debate 25 anos do doutorado e 50 anos de 1968
Com o objetivo de recordar a memória de duas datas marcantes para sua história, o Departamento de Filosofia da UFMG realiza o evento 'Memórias 2 em 1: 25 anos do doutorado em Filosofia da UFMG/1968 ontem e hoje - Brasil, Europa, EUA', entre os dias 28 e 30 de novembro.
Reunindo pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema, o evento é gratuito e aberto ao público. As atividades acontecem no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, no campus Pampulha.
O objetivo do encontro é celebrar os 25 anos do início do doutorado em Filosofia, discutindo a relação do Departamento de Filosofia com a cidade de Belo Horizonte e o processo de consolidação do curso como um dos mais importantes do Brasil.
A segunda dimensão do evento celebra a memória em um sentido mais amplo, com a comemoração dos 50 anos de 1968 e os acontecimentos históricos que impactaram o Brasil, a Europa e os Estados Unidos. A guerra do Vietnã, o assassinato do líder Martin Luther King Jr., as revoltas estudantis europeias e o endurecimento do regime militar no país foram alguns dos marcos que fizeram deste um ano importante para a história mundial, definindo os rumos da política com a renovação das esquerdas e da cultura ao redor do globo.