Fórum de gestão cultural das Ifes e espetáculo de dança '4 cantos' no oitavo dia do 52º Festival de Inverno
O início das atividades do IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult) é o destaque do oitavo dia do 52º Festival de Inverno UFMG. O evento de abertura contará, nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, a partir das 15h, com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira Brasil.
O evento, que prossegue até quarta-feira, 23 de setembro, reunirá gestores, servidores técnico-administrativos e produtores culturais que atuam nas áreas de cultura das administrações centrais das universidades públicas do Brasil. Em sua quarta edição, o fórum se consolida como espaço regular de articulação entre as áreas de cultura das instituições de ensino superior.
A palestra inaugural será ministrada pelo sociólogo Juca Ferreira, que falará sobre o papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura. Juca foi secretário executivo durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura. Em 2008, foi convidado a assumir o cargo de ministro e ficou à frente do MinC até 2011. Foi reconduzido ao cargo, o qual exerceu de 2015 a maio de 2016. Antes disso, fora secretário de Cultura de São Paulo. Recentemente, ocupou cargo de presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Mundos indígenas
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da exposição Mundos indígenas, apresenta ao público os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. O trabalho confere materialidade a conceitos propostos por curadores e curadoras indígenas. Com o fechamento dos museus devido à pandemia de covid-19, as visitas à exposição foram suspensas. Diante disso, o Espaço preparou série de seis vídeos inéditos para propiciar a experiência da visita virtual. Os vídeos ficarão disponíveis no canal UFMG Cultura no You Tube, a partir das 18h50.
Ainda nesta segunda-feira, a partir das 19h, prosseguem as projeções de fotos, imagens e vídeos de música e dança nos espaços culturais da UFMG e em outros prédios da cidade no âmbito da mostra Universidade Cidade. A primeira projeção da noite ocorre no Centro Cultural UFMG. A mostra ampliada ocorrerá de dezembro deste ano e fevereiro de 2021, mas o público do Festival tem acesso a uma prévia até 23 setembro. A lista das produções e dos locais em que serão projetadas estão disponíveis no site do Festival.
Ô de Minas
Às 19h30, começa o quarto encontro da série Ô de Minas, no qual a cantora Mônica Salmaso faz apresentações solo ou acompanhada de um dos músicos mineiros: Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos. Salmaso vai interpretar composições dos artistas mineiros. A série é inspirada no projeto Ô de Casas, marcado por encontros musicais da cantora com grandes nomes da música brasileira que são postados em seu perfil do Instagram desde o início da pandemia.
4 Cantos
A bailarina, coreógrafa, diretora e professora Morena Nascimento fecha a programação do oitavo dia com o espetáculo de dança 4 cantos. Nascida em Belo Horizonte, Monica possuiu duas graduações em dança, uma pela Universidade Estadual de Campinas e outra pela Folkwang Hochschule (Alemanha). Integrou como bailarina-intérprete o Grupo Primeiro Ato de 2001 a 2004 e, posteriormente, o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, de 2007 a 2010, companhia na qual continua atuando como bailarina convidada. Coreografou grupos importantes como o Balé da Cidade de São Paulo, a Cia de Dança do Palácio das Artes e o Balé do Teatro Castro Alves.
Todas as atividades desta segunda-feira serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no Youtube, exceto a Mostra Universidade Cidade, que ocorrerá em prédios espalhados pela cidade.