Cursos

HC recebe workshop sobre ‘Design thinking’ aplicado à saúde; inscrições terminam nesta sexta

O Design thinking, técnica que possibilita solucionar problemas sob várias perspectivas, será abordado em workshop no Hospital das Clínicas da UFMG organizado pela Rede Ebserh. O treinamento, on-line, ocorrerá de 23 a 26 de novembro de 2020, e as inscrições encerram-se nesta sexta-feira, 6 de novembro.

Podem participar estudantes e professores de todos os cursos da UFMG, profissionais do HC e trabalhadores vinculados às Unidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS) conveniadas ao hospital. São oferecidas 42 vagas, sete destinadas ao HC-UFMG.

De acordo com o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio, os workshops fazem parte de um conjunto de iniciativas que a instituição tem promovido visando ao fortalecimento do ambiente de inovação organizacional. “Temos buscado aperfeiçoar ainda mais nossos processos, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos na rede. Os benefícios dessa ação refletem-se na assistência, na gestão e no apoio ao ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

As inscrições devem ser feitas na página do workshop, onde também está disponível o edital da seleção.

Abordagem inovadora
O Design thinking é uma abordagem destinada à solução de problemas complexos que se baseia em conjunto de metodologias para integrar as necessidades das pessoas às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios. A técnica considera diferentes perspectivas e pontos de vista complementares, explora novos contextos e mira todos os aspectos contraditórios do problema.

A iniciativa é viabilizada pelo Projeto Big Data e Inovação em Saúde, vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido em parceria entre o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS)

O objetivo do Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do qual participam hospitais da Rede Ebserh, é incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação e estimular estudantes, professores e profissionais de saúde e de outras áreas a desenvolverem projetos inovadores destinados ao fortalecimento do SUS e à melhoria da assistência à saúde.