Evento cultural

Conservatório UFMG leva ao YouTube música erudita, contemporânea e instrumental

O projeto Notas de Memória, do Conservatório UFMG, está publicando no YouTube trechos de apresentações musicais que integram o acervo do Centro de Memória da instituição. Nesta semana, tem música erudita, popular, contemporânea e instrumental. O pacote reúne professores da Universidade de Münster (Alemanha) e da UFMG, do grupo Sonante 21 e da Geraes Big Band. O primeiro já está disponível, e os outros dois estreiam, respectivamente, nos dias 26 e 28 de agosto, e permanecerão por tempo ilimitado na plataforma.

O Notas de Memória relembra, no primeiro vídeo da semana, momentos dos concertos do Projeto Horizons, realizados na Série Vertentes. O projeto é uma parceria do Departamento de Música da Universidade de Münster com a Escola de Música da UFMG, com apoio da Agência Alemã de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O vídeo contém trechos das obras Quarteto em ré maior para flauta e cordas (W.A. Mozart), Black clouds, para vibrafone solo (Edison Denisov), Oblivion (Astor Piazzolla), Spark (Geoff Sheil) e Cravo e canela (Milton Nascimento).

A apresentação do Grupo Sonante 21, dirigido por Stephan Froleyks, também integrou o Horizons. Criado dentro do programa de mestrado em Música da UFMG, o grupo se dedica à pesquisa e à performance de obras de câmara de autores contemporâneos, sobretudo estreias mineiras ou brasileiras de peças significativas da música da segunda metade do século 20 e do século 21. Em seus concertos, já apresentou obras de Steve Reich, Luciano Berio, Brian Feynerhough, Magnus Lindberg, Frederic Rzewski, Sílvio Ferraz e Carlos Stasi, entre outros.

O último trecho divulgado nesta semana relembra um concerto dedicado integralmente à música brasileira. Além dos tradicionais saxofones, trombones, trompetes, baixo, piano e bateria, a Geraes Big Band tem vozes, acordeom, flautas e violoncelos. A banda da Escola de Música da UFMG tem mais de 20 de anos de existência e funciona como espaço privilegiado de pesquisa e trabalho sobre o repertório desse gênero de conjunto, tanto para os alunos quanto para os professores. A Geraes é dirigida pelo compositor e arranjador Rafael Martini.

Descrição Imagem
Grupo Sonante 21 é uma das atrações Divulgação