Nuno Medeiros, da Universidade de Lisboa, fala na Fale sobre circulação de impressos no mundo da língua portuguesa
A Faculdade de Letras (Fale) promoverá, na segunda-feira, 2 de dezembro, a conferência O Atlântico como pretexto: explorações do transnacional na circulação impressa do mundo de língua portuguesa, do professor Nuno Medeiros, da Universidade de Lisboa. O evento terá início às 14h30, no auditório 2001 da Fale. Os participantes receberão certificados.
Na conferência, Medeiros pretende aprofundar algumas pistas de exploração relativas à abordagem da edição e da circulação de impressos no espaço atlântico de língua portuguesa como universo de ideias, materiais, modelos, instituições e pessoas. Esse universo possibilita investigar, em um longo intervalo de tempo (do século 16 ao 21), as relações plurais entre espaços de produção, irradiação e recepção do objeto impresso entre territórios, mercados e comunidades luso-falantes, incluindo Portugal, Brasil, África de expressão lusófona e comunidades na diáspora.
O professor
Nuno Medeiros é professor no Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ele atua nas áreas de Literaturas, Artes e Culturas e como investigador do Centro de Estudos Comparatistas. É graduado em Sociologia, mestre em Sociologia Histórica e doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa.
Medeiros tem se especializado no estudo sociológico e histórico do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas e digitais. Entre suas publicações estão O livro no Portugal contemporâneo (2018) e Edição e editores: o mundo do livro em Portugal, 1940-1970 (2010).