Evento acadêmico

Oficina de restaurador italiano mostra aplicações da nanociência na área do patrimônio cultural

Não é mais possível imaginar a conservação do patrimônio cultural sem o uso de materiais e produtos gerados pela nanociência. Um panorama desse cenário será traçado, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2023, na oficina Nanossistemas: pesquisa e aplicações no patrimônio cultural, promovida pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor) da Escola de Belas Artes. 

A atividade, que será ministrada pelo conservador-restaurador italiano Antonio Mirabile, vai explorar metodologias de aplicação e uso de alguns nanossistemas. A dinâmica, de caráter teórico e prático, é destinada a profissionais, professores e estudantes da área de manutenção e reparação de documentos gráficos. 

Antonio Mirabile trabalha como restaurador e consultor em conservação preventiva, principalmente de arte moderna e contemporânea em papel e desenhos arquitetônicos. Estudou em Florença, na Itália, e em Paris, na França, onde atualmente reside e exerce seu ofício. Ele é credenciado pelo Ministério da Cultura do país para cuidar do patrimônio cultural pertencente aos Musées de France.

Como especialista da Unesco, Mirabile realizou projetos diversos no Iêmen, Egito, Uzbequistão, na Mongólia, Coreia do Norte e Mauritânia e escreveu dois manuais publicados pela organização. O restaurador ministra treinamentos curtos e master classes em várias universidades. Membro ativo do INCCA e do Icom, entidades internacionais que estão entre as mais importantes desse campo, participou, como autor e coautor, da produção de cerca de 80 artigos.

'Revolução nanocientífica'
Os nanomateriais apresentam características peculiares e diferentes das dos materiais em escala macroscópica. Isso pode resultar em propriedades químicas, elétricas, magnéticas e ópticas aprimoradas, que são vantajosas para inúmeras aplicações.

A chamada revolução nanocientífica alude à criação e ao desenvolvimento de tecnologias inteiramente novas, graças à formulação de materiais inteligentes e funcionalizados que frequentemente exploram a capacidade da matéria de se auto-organizar.

Inscrições devem ser feitas em formulário eletrônico, onde também são encontradas mais informações. 

Descrição Imagem
Antonio Mirabile é professor, consultor e conservador-restaurador em papel Foto: Gazette Drouot

Ficha técnica

Nanossistemas: pesquisa e aplicações no patrimônio cultural
Data: 14 e 15 de dezembro de 2023
Local: Escola de Belas Artes UFMG, bloco Cecor [Avenida Antônio Carlos, 6.627, bloco Cecor, 2º andar]

Serviço

11 a 15 de dezembro de 2023

Escola de Belas Artes UFMG (LaGrafi/Cecor)

Adicionar ao meu calendário