Evento acadêmico

Oficina sobre software Prospéro

Ver cartaz do evento >

Os pesquisadores Francis Chateauraynaud e Josquin Debaz realizam, na segunda-feira, 23 de setembro, às 14h, oficina na UFMG sobre o software Prospéro. A atividade é gratuita, mediante inscrição neste link,  e acontece na Sala de Treinamento do Centro de Computação, no prédio da Reitoria. A oficina será oferecida em português e inglês.

Francis Chateauraynaud, mentor da ferramenta, e Josquin Debaz, o seu atual desenvolvedor, são integrantes do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (GSPR/EHESS), de Paris.

A promoção da oficina é do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas, vinculado ao grupo de pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias, da UFMG.

Prospéro

Prospéro é um software para análise de processos coletivos a partir de corpora de grandes extensões desenvolvido pelo GSPR/Ehess, de Paris.

Durante a oficina serão abordados os seguintes temas: controvérsias sócio-informáticas e sociologias pragmáticas francesas; processos coletivos e opinião pública; análise quantitativa e qualitativa em corpora de grandes extensões; rompimento de barragens e o noticiário internacional; apresentação e operação do software Prospéro.

Pesquisadores

Francis Chateauraynaud é fundador do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Ehess), de Paris. Suas pesquisas buscam descrever e analisar processos coletivos de longa duração a partir de modelos e instrumentos metodológicos da sociologia das controvérsias, seguindo affaires e crises que atravessam as sociedades contemporâneas. É um dos mentores do software Prospéro.

Josquin Debaz é engenheiro e integrante do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Ehess), de Paris. Pesquisa controvérsias ambientais e das áreas de energia e saúde a partir da análise quali-quantitativa de dados e de textos. É um dos desenvolvedores do software Prospéro.

NucCon

O Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon), fundado em 2012 na UFMG, tem como foco discutir conceitualmente e realizar pesquisas empíricas e/ou aplicadas sobre as múltiplas conexões intermidiáticas em curso na contemporaneidade.

O Núcleo compreende o atual processo de convergência como um fenômeno marcado por variadas apropriações, pela acumulação de mediações sociotécnicas e pela complementariedade e influência mútua de dispositivos midiáticos em rede.

Um dos principais interesses do Núcleo é o desenvolvimento de metodologias de pesquisa que ajudem a compreender a complexidade e intensidade das conexões intermidiáticas contemporâneas.

(Fonte: NucConUFMG)

Descrição Imagem