Ópera La Clemenza di Tito em reapresentação no auditório da Reitoria
O projeto de extensão Ópera Studio, da Escola de Música da UFMG, reapresenta em formato pocket show a ópera La Clemenza di Tito, última obra escrita por Mozart, em parceria com o libretista Caterino Mazzolà. As sessões acontecem nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, às 17h30, no auditório da Reitoria da UFMG – campus Pampulha. O evento é gratuito e integra a programação do projeto Ao cair da Tarde.
La Clemenza di Tito foi escrita para a coroação do rei Leopoldo II, da Bohemia, apenas dois anos após a eclosão da Revolução Francesa. Situada num futuro pós-apocalíptico, a ópera conta a história de um soberano que acaba de assumir o governo e precisa lidar com um cenário social, econômico e político instável, em que a ética e a sinceridade coletiva demonstram ser as únicas saídas. Durante a história, são apresentadas as ideias iluministas de liberdade, progresso, tolerância e fraternidade, o que faz com que o espetáculo cumpra sua vocação política sob o disfarce artístico.
Ópera Studio
O Projeto Ópera Studio produz anualmente, com a colaboração de professores, alunos e técnicos da Escola de Música da UFMG, óperas para apresentações didáticas em espaços do campus da UFMG e externos a ele. A realização dos espetáculos promove a democratização do acesso à arte e à cultura por meio de apresentações gratuitas ou a preços populares, reforçando o compromisso social da Universidade.
(Fonte: Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG)