Evento acadêmico

Pesquisador da filosofia antiga dará indicações de como ler Platão em seu diálogo com o socratismo

O projeto de extensão UFMG Noturna, que neste semestre está ligado à disciplina História da filosofia antiga I, da graduação em Filosofia, promove a primeira palestra do ano nesta sexta-feira, 31 de março de 2023, a partir das 21h. César de Alencar, professor das universidades federais do Pará e do Amapá, fará a palestra Por uma defesa de Sócrates: A Apologia de Platão e o contexto do socratismo.

O encontro, aberto ao público geral, será transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico até as 18h do dia do evento. Os inscritos receberão o link da transmissão.

Em sua palestra, partindo das implicações levantadas pelo "Problema de Sócrates", Alencar dará algumas indicações de como ler os textos de Platão, com base nos diálogos intertextuais que o autor estabelecia com os demais filósofos do círculo socrático. A "Apologia" de Platão servirá na exposição do professor como amostra de investigação, sobretudo em razão do seu diálogo tanto com a comédia de Aristófanes quanto com as fontes de acusação ao socratismo, especialmente a de Polícrates e também, de certo modo, a de Isócrates.

Cezar de Alencar é doutor e mestre em Filosofia pela UFRJ, com pesquisa  em Filosofia Antiga, e graduado em Filosofia na mesma universidade. É professor adjunto da Licenciatura em Filosofia da Unifap (campus Santana) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPA. Coordena o grupo de pesquisa Diálogo: Discurso e Ação Humana e os projetos de extensão Tardes com Platão e Curso de retórica em foco: Técnicas para leitura e escrita. É autor dos livros A Filosofia de Sócrates (Pimenta Cultural, 2021) e Lições socráticas (EdUnifap, 2021). Também publicou um livro de poesia (Poemalimpo, 2016) e um romance (Falosofia de mulher, 2016). Compõe a atual direção da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (gestão 2022-2023).

O ciclo UFMG noturna oferece aulas abertas relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília de Miranda Coelho. As mesas temáticas promovem diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e Histórias Antigas e ampliam o leque de atividades para os alunos do turno noturno.