Evento acadêmico

Em seu segundo dia, Semana de Saúde Mental tem yoga, escuta de trabalhadores dos serviços de acolhimento e interação com canto de pássaros

A programação do segundo dia da 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG começa às 9h30, na sala 3102 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), com a mesa sobre cuidado em saúde mental na Atenção Básica. O intuito é aproximar profissionais e estudantes na reflexão sobre a prática profissional e nuances no cuidado em saúde mental nos contextos rural e urbano, por equipes dos centros de saúde e de consultórios de rua.

Às 11h, na Faculdade de Medicina, no campus Saúde, será realizada uma roda de conversa organizada pela Comissão de Enfrentamento ao Racismo da Faculdade com a participação do coletivo Ocupação Psicanalítica e do Grupo de Estudos de Negritude e Interseccionalidades (Geni). A atividade visa discutir o sofrimento psíquico da população negra e indígena e o enfrentamento das desigualdades raciais. Mais tarde, às 14h, o projeto MedCINE exibe A excêntrica família de Antônia (1995), filme de Marleen Gorris sobre uma matriarca holandesa que volta à cidade natal com a filha após a Segunda Guerra Mundial.

Às 12h, na sala de dança no Anexo da Gravura e Dança – prédio localizado entre o Restaurante SetoriaI e a Fafich – haverá uma aula de Iyengar yoga com exposição sobre os benefícios da prática e ensino de algumas posturas físicas.

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realiza, a partir das 12h, o debate Saúde mental é democracia. A atividade, que ocorre no Espaço Xadrez da Escola, é dirigida à comunidade universitária para informar, esclarecer e discutir sobre o trabalho da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), de Belo Horizonte, que completa 30 anos.

Escutas da UFMG
Às 13h30, na sala 110, do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), da Unidade Administrativa III, será realizado o evento Ouvindo os trabalhadores dos Serviços de acolhimento e escutas da UFMG. A roda tem o objetivo de ouvir, acolher, delinear e construir com a equipe os pontos fortes e fracos, desafios e propostas de superação.

Antes, às 12h30, a Banda Boa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabirito se apresentará na Praça de Serviços. A partir das 15h30, também na Praça de Serviços, haverá uma interação com a obra Sinfonia, de Pierre Fonseca, por meio de participação com leitura de QR Code de cantos de pássaros e reprodução. A atividade propõe uma reflexão sobre o suicídio. A descrição completa está disponível no site da Semana.

Conheça a programação completa.

Descrição Imagem
Banda Boa, da Apae de Itabirito, se apresentará na Praça de Serviços, às 12h30 Foto: divulgação

Segundo dia da 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social
Data: 17 de maio de 2023