Evento acadêmico

Práticas docentes em licenciaturas na UFMG serão debatidas em encontro

As práticas docentes adotadas nas licenciaturas da UFMG e a integração entre universidade e educação básica serão tema de uma série de debates no período de 24 a 28 de maio de 2021. As discussões serão transmitidas no canal do YouTube da Faculdade de Educação.

Participarão das mesas de discussão e apresentações professores da UFMG e da educação básica, convidados de outras instituições e estudantes das licenciaturas da UFMG.

A abertura do evento será às 17h desta segunda, dia 24. Na terça, às 14h, haverá a primeira conversa sobre práticas desenvolvidas na educação básica – o tema voltará ao  centro das discussões nos dias seguintes, no mesmo horário.

Todo os dias, às 17h, haverá um segundo debate sobre tema específico no âmbito das práticas docentes. Veja a programação.

A série é realizada pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) da UFMG, em conjunto com as coordenações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP). Seu objetivo é promover o debate e a divulgação das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Pibid e da RP na Universidade.

Instalada em 2019 pela UFMG, a Comfic faz a ponte entre a formação de professores na Universidade e as demandas das redes de educação básica, estabelecendo bases e diretrizes para a formulação de políticas. Como órgão consultivo e assessor, a Comfic é vinculada às pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão (Proex), por isso estabelece a articulação entre as licenciaturas, a pesquisa e as atividades de extensão.