Evento acadêmico

Professor radicado no Reino Unido fará palestra sobre resolução de conflitos e os estudos da antiguidade

A utilização da literatura clássica para a resolução de conflitos será abordada pelo professor Martin Dinter, do Departamento de Clássicos da King’s College de Londres, nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2022, a partir das 16h, no Auditório Baesse, da Fafich.

Dinter apresentará o esboço de um projeto de investigação com foco no papel da literatura antiga no ensino e na pesquisa da resolução de conflitos. A iniciativa, executada de 2018 a 2022, reuniu pesquisadores da Colômbia, do Brasil e do Reino Unido e foi financiada pelo Global Challenges Research Fund, do Reino Unido. Na palestra, o professor vai examinar, brevemente, as tendências atuais na pesquisa de resolução de conflitos de forma mais geral e, em seguida, dará alguns exemplos da Eneida de Virgílio. Também serão descritos os projetos de extensão desenvolvidos como parte da iniciativa.

Nascido na Basileia (Suíça) e formado nas universidades de Heidelberg (Alemanha) e Cambridge (Reino Unido) na área de estudos clássicos, Dinter é professor de Língua e Literatura Latina no King's College. Recentemente, recebeu uma bolsa Humboldt para pesquisadores experientes (2021-23) por cooperação com a Universidade de Würzburg.

A atividade é organizada pela disciplina de pós-graduação Helena, entre poetas, oradores, historiadores e filósofos, em que são analisados os textos que discutem a conexão entre Helena e a guerra de Troia, e apoiada pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (linha de Filosofia Antiga e Medieval) e pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam), da Faculdade de Letras.

O acesso à palestra é livre para todos os públicos.

Descrição Imagem
Martin Dinter atua em estudos clássicos no King's College London Foto: Universidade de Colônia (Alemanha)

16 a 18 de novembro de 2022

Auditório Baesse, Fafich, campus Pampulha