Evento acadêmico

Professora da Unifesp fala nesta quinta sobre circulação de bens culturais na Idade Média

A professora Flavia Galli Tatsch, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é a convidada do penúltimo evento, neste semestre, da série de seminários do Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus (Rariorum). Nesta quinta-feira, 5 de novembro de 2020, ela falará sobre a circulação de bens culturais na Idade Média. A palestra será transmitida, a partir das 18h, pela sala virtual da Escola de Ciência da Informação (ECI).

Galli Tatsch vai explicar como a crise das narrativas tradicionais da história da arte –centradas em noções de autoria, estilo, escolas, periodização, nas hierarquias centro/periferia, artes maiores/artes menores e na tríade Ocidente/Bizâncio/Islã – abriu novas perspectivas para os estudos da arte medieval.

Entre essas novas possibilidades de análise, estão os impactos da “virada global” (global turn), que possibilitam pensar as conexões, interdependências, trocas e mobilidades de objetos, artistas e técnicas em escalas antes não consideradas. Nesse contexto, Flavia Galli demonstrará como a circulação de artefatos feitos em marfim contribuiu para a constituição de uma cultura visual comum a várias culturas artísticas no Mediterrâneo, entre os séculos 10 e 13.

O debate insere-se nas discussões feitas pelo grupo em torno da necessidade de se considerar as circulações como fator constituinte da história dos objetos culturais e elemento central para o seu estudo e documentação.