Evento acadêmico

Programa 'Bibliografia viva' homenageia Anna Mae Barbosa, referência na área de arte-educação

Ver cartaz do evento >

O segundo episódio da quarta temporada do programa Bibliografia viva, produzido em parceria da UFMG com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), vai homenagear a professora Anna Mae Barbosa, da Universidade Anhembi Morumbi, responsável pela sistematização da abordagem triangular da arte-educação, que hoje constitui uma das bases conceituais da Base Nacional Currricular Comum para o ensino de arte no Brasil. O programa vai ao ar na terça-feira, 30 de julho de 2024, às 19h, no canal da Faculdade de Educação (FaE) no YouTube.

A roda de conversa sobre a educadora será conduzida por Vanessa Eleutério (UFMG) e Fabrício Vinhas (Uemg), que receberão Lucia Pimentel (UFMG), Ana Del Tabor (UFPA) e Rejane Coutinho (Unesp).

Trajetória
Nascida no Rio de Janeiro em 1936, Anna Mae Tavares Bastos Barbosa concluiu a graduação em Direito na Universidade do Recife (hoje UFPE), em 1960, mas não exerceu a profissão. Em 1974, o ano em que concluiu o mestrado, assumiu cargo de professora efetiva da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Em 1982, tornou-se professora visitante da Escola de Arte-Educação da Politécnica de Birmingham, na Inglaterra. Em 1986, foi designada para a direção do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Em 1990, tornou-se livre-docente da ECA com a tese A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. Anna Mae Barbosa aposentou-se em 1996 e permanece atuando na pós-graduação como professora sênior.

Descrição Imagem
Ana Mae Barbosa: abordagem inovadora no campo da arte-educação Foto: Cecília Bastos | USP Imagens

27 a 30 de julho de 2024

on-line