Evento acadêmico

Quarta, às 10h: ciclo debaterá integralização da extensão nos currículos de graduação

Com o objetivo de contribuir para o processo de integralização da extensão nos currículos dos cursos da graduação, será aberto na quarta-feira, 4 de novembro de 2020, às 10h, o Ciclo de Debates Proex-Prograd. Serão cinco encontros on-line promovidos até janeiro de 2021 divididos por área do conhecimento e linhas temáticas, que terão como convidados representantes das Instituições Federais de Ensino (Ifes).

A palestra inaugural será ministrada pela professora Olgamir Amancia, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB). Ela vai conversar sobre Por que integralizar a extensão nos currículos de graduação? A convidada também é coordenadora do Colégio de Extensão (Coex) da Andifes e vice-presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).

O evento, aberto a todos os interessados na temática, será transmitido no canal da Proex no YouTube. O debate será aberto pelas pró-reitoras Claudia Mayorga (Extensão) e Benigna Oliveira (Graduação) e moderado pela professora Vanessa de Almeida Guerra, que preside a comissão responsável pelo acompanhamento e implementação da integralização da formação em extensão na UFMG.

Desafios comuns
O público poderá interagir com a palestrante, formular perguntas e esclarecer dúvidas. De acordo com Vanessa Guerra, que também é diretora de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe/Proex), o objetivo do ciclo é contribuir com docentes, coordenadores, membros de colegiados, discentes, técnicos da UFMG e de outras instituições de ensino que atualmente trabalham na reformulação de seus projetos político-pedagógicos para cumprir a exigência mínima de atividades de extensão na estrutura curricular da graduação.

“É fundamental ampliarmos os canais de diálogo, conhecer as ações em andamento e experiências diversas relacionadas aos desafios comuns relacionados à consolidação da integralização da formação em extensão no âmbito da UFMG e nas demais Ifes”, ressalta Vanessa.

Acompanhamento
A comissão da UFMG responsável pela condução das ações é composta de servidores docentes e técnico-administrativos das pró-reitorias de Extensão e de Graduação. Ela foi instituída em dezembro de 2019, por meio de portaria conjunta. Porém, antes disso, o grupo de trabalho já vinha se dedicando à elaboração de estudos, levantamentos e diretrizes e à promoção de encontros e discussões periódicas com a comunidade acadêmica.

Durante a pandemia, os trabalhos da comissão foram realizados a distância, com reuniões com os colegiados de graduação e centros de extensão das unidades acadêmicas, além de produção de material informativo com as principais dúvidas da comunidade universitária.

Regulamentação
Resolução 07/18, do Conselho Nacional de Educação (CNE), fixou um percentual mínimo de 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação para atividades de extensão universitária. Na UFMG, as mudanças foram regulamentadas pela Resolução 10/2019, aprovada em outubro do ano passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Na época, a normatização foi tema de reportagem publicada no Boletim UFMG.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)

Descrição Imagem
As clínicas da Faculdade de Odontologia, que atendem pacientes encaminhados pela rede pública de saúde de Belo Horizonte, são uma das mais expressivas ações de extensão da UFMG Lucas Braga / UFMG