Evento acadêmico

Quarta, às 19h: evento debate candidaturas LGBTQI+ nas eleições municipais

O número de candidaturas LGBTQI+ nas eleições legislativas municipais vem crescendo desde 2012. Considerando as pré-candidaturas já apresentadas, essa tendência deve se manter no pleito de 2020. Uma reflexão sobre esse cenário será feita nesta quarta-feira, 30 de setembro, a partir das 19h, no encontro on-line INTER(DITADAS), promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh) da UFMG.

A live, que será transmitida pelo canal do grupo no YouTube, buscará responder algumas perguntas: como é construída a noção de representatividade nesses possíveis mandatos? Como foi construído o diálogo entre militância e política institucional? Quais os desafios que essas candidaturas enfrentarão, caso eleitas? Como pensar nesse aumento diante do recrudescimento do conservadorismo no contexto brasileiro?

O evento reunirá a fundadora do Movimento de Travestis no Brasil, Jovanna Baby, que preside o Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), e o professor Gustavo Gomes da Costa, pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Sociologia e Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador afiliado da Universidade de Glasgow (Reino Unido).