Quarta, às 19h: Rodrigo Patto, da Fafich, lança livro sobre a ditadura e questões do cenário atual
O professor Rodrigo Patto Sá Motta, do Departamento de História da Fafich, lança nesta quarta-feira, dia 10, o livro Passados presentes – O golpe de 1964 e a ditadura militar (Companhia das Letras). Uma conversa ao vivo com Ricardo Balthazar, colunista e repórter especial da Folha de S.Paulo, terá início às 19h, com transmissão pelo canal da editora no YouTube.
O autor repassa a história do período mais recente (1964-1985) de ditadura no Brasil e extrai dela argumentos e dados para uma reflexão criteriosa sobre as relações desse período com o cenário atual. A obra é organizada com base em questões centrais como por que 1964 foi um golpe e não uma revolução, as motivações dos golpistas, o apelo moralizador e o uso político da “luta” contra a corrupção e a herança problemática do “milagre econômico”.
Rodrigo Patto, um dos mais importantes especialistas brasileiros da história da ditadura iniciada em 1964, é doutor em história pela USP e autor de Jango e o golpe de 1964 na caricatura e As universidades e o regime militar, finalista do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Ciências humanas.
Passados presentes tem 336 páginas, Os preços-base são R$ 69,90 (versão impressa) e R$ 39,90 (e-book).
