Evento acadêmico

Quinta, às 18h: live ‘Há método em Marx?’

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, dia 11 de março de 2021, às 18h, será realizada a live Há método em Marx?, com transmissão no canal do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE) no YouTube.

Na atividade, será abordado o método em Marx, unidade metodológica e teórica de um movimento dialético proposto pelo pensador alemão, que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência.

O encontro terá participação dos professores Vitor Sartori, Nildo Silva Viana e Marden Barbosa.

Professor da Faculdade de Direito da UFMG, Vitor Sartori é graduado em Direito (2008) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História (2011) pela PUC São Paulo e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito (2013) pela USP. Ele tem experiência nas áreas de teoria da história, filosofia política e direito.

Nildo Silva Viana é graduado em Ciências Sociais (1992) e mestre em Filosofia (1995) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Sociologia (1999) pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu seu doutorado em 2003. É professor da UFG. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica.

Marden Barbosa é graduado em Ciências Econômicas (2000) e doutor em Demografia (2010) pela UFMG. É professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG e chefe do Departamento de Sociologia. Coordena o Grupo de Trabalho Demografia dos Povos Indígenas da Associação Brasileira de Estudos de População.

Grupo de estudos
O GEPMTE dedica-se ao aprofundamento da obra teórica do pensador alemão Karl Marx, desenvolvendo estudos e análises no campo de confluência entre trabalho e educação na perspectiva da ontologia do ser social de fundamentação marxiana.

Vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG (Nete/FaE/UFMG), o grupo integra as atividades da linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG.

Descrição Imagem
Retrato de Karl Marx (1818–1883) Domínio público