Evento acadêmico

Quinta, às 18h: professores da USP falam sobre circulação de bens culturais entre Ásia, Europa e Brasil

A circulação de artistas, tradições e objetos de valor cultural no circuito Ásia-Europa-Brasil será abordada na segunda apresentação da programação semestral do Seminário de Pesquisa Rariorum, da Escola de Ciência da Informação. A conferência será ministrada pelos professores Luciano Migliaccio e Renata Martins, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na quinta-feira, 15 de outubro de 2020, a partir das 18h, por meio desta sala virtual.

As apresentações de Luciano e Renata, que participam do projeto Jovem Pesquisador Fapesp ‘Barroco  Cifrado’, abordarão a necessidade de reavaliar o estudo da produção artística na era moderna sob a perspectiva da chamada primeira globalização. O evento, que também marca a aproximação entre o projeto da Fapesp e o Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus (Rariorum) da ECI, retoma o tema central das palestras que compõem o seminário neste semestre: a circulação e o intercâmbio de objetos e técnicas de produção em encontros interculturais.

No primeiro encontro, realizado na semana passada, o professor Fábio Hering, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), discorreu sobre o papel desempenhado por viajantes, diplomatas, artistas exploradores e estudiosos ingleses na representação, narração, pesquisa e a pilhagem da cultura helênica a partir de 1832, quando a Grécia tornou-se independente do império turco-otomano.