Evento acadêmico

Quinta, às 9h: 'Jornada Dante 700 anos' celebra legado do maior escritor italiano

Ver cartaz do evento >

Para celebrar os 700 anos da morte do poeta, político, linguista e filósofo Dante Alighieri, a Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, com apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte, realizará, no dia 25 de março de 2021, a partir das 9h, a Jornada Dante 700 anos. A atividade, gratuita e aberta ao público, será transmitida pelo canal Italiano Letras UFMG no YouTube e reunirá vídeos de palestras, entrevistas, seminários e leituras da obra do escritor, produzidos por pesquisadores convidados e por estudantes e professores da Fale.

Considerado o maior autor de língua italiana e um dos mais importantes da literatura universal, Dante Alighieri foi um dos principais escritores humanistas do renascimento literário. Sua obra mais relevante é A divina comédia.

O evento integra as celebrações mundiais do Dantedì, dia dedicado ao poeta, e do Dante 700 anni nel mondo. O objetivo é promover a divulgação das obras e o legado crítico de Dante para o público não acadêmico. Os vídeos permanecerão disponíveis no canal após a jornada.

O evento é organizado pelas professoras Ana Maria Chiarini e Anna Palma, pela aluna de doutorado Cristina Souza, do Poslit/Fale, e pela estudante de graduação Aline Pereira Silva, da Faculdade de Letras.

O participante que desejar receber certificado de ouvinte (oito horas) deverá preencher o formulário disponibilizado durante o evento no canal do YouTube.

A programação está disponível no site da Fale.

Descrição Imagem
Retrato de Dante Alighieri pintado por Sandro Botticelli em 1495 Domínio público