Evento cultural

Show do rapper Roger Deff é a atração do Circuito Cultural nesta quarta

O rapper belo-horizontino Roger Deff lança nesta quarta, 22 de julho de 2020, às 19h, o pocket show solidário Etnografia suburbana, com canções do seu primeiro álbum solo. O vídeo faz parte do projeto Circuito Cultural UFMG #emcasa e estreia no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC).

Roger é uma das referências mineiras do hip hop. O MC e jornalista iniciou sua carreira nos anos 90, gravando três álbuns à frente da banda Julgamento. Em 2019, lançou seu primeiro trabalho solo, no qual aborda a relação entre periferia e centro.

O objetivo do cantor foi fazer a sua própria etnografia (estudo descritivo da cultura e do comportamento de uma determinada etnia) do sujeito negro e urbano dos dias atuais. Temas como a contribuição cultural da diáspora negra e questões relacionadas à identidade negra e periférica transitam pelas faixas do disco. O eixo do trabalho é o rap, e as composições navegam por estilos como o funk, o rock, o samba e o maracatu. 

Desde que começaram as restrições de mobilidade impostas pela pandemia de covid-19, o Circuito Cultural UFMG, que realizava apresentações presenciais mensalmente, migrou para a internet. Quem acessar o canal da DAC no YouTube poderá assistir também às apresentações virtuais de outros 13 artistas mineiros, que participaram das duas primeiras temporadas on-line do projeto.

Os shows do Circuito Cultural contribuem com a campanha Colabore Hospitais UFMG, a fim de aumentar as arrecadações destinadas à compra de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual para o Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Risoleta Tolentino Neves e a Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul. Mais informações estão disponíveis no site da campanha.

(Com Assessoria de Comunicação da DAC)

Descrição Imagem
Roger Deff: etnografia suburbana Flávio Charchar