Evento cultural

Rosa Branca: a resistência ao nazismo em exposição

O Centro de Memória (Cememor) da Faculdade de Letras da UFMG abre, em 9 de novembro,  a exposição 'A Rosa Branca: a resistência de estudantes contra Hitler – Munique 1942/1943',. No mesmo dia, será exibido o documentário 'Os resistentes: testemunhas da Rosa Branca', às 19h, na sala 2001 da Faculdade de Letras.

A iniciativa é uma referência ao Dia do Destino (9 de novembro), data que agrega fatos históricos relevantes da Alemanha, como a queda do muro de Berlim, em 1989, o início do Holocausto, em 1938, e o surgimento do Partido Nacional Socialista Alemão, em 1923.

Rosa branca

A exposição fica aberta até 12 de dezembro e resulta de parceria entre o Instituto Goethe e a Fundação Rosa Branca, de Munique. Ela leva o nome de um grupo de resistência criado por seis estudantes da Universidade de Munique, cuja principal ação foi produzir e distribuir panfletos contra o regime nacional-socialista de Adolf Hitler. O nome 'A Rosa Branca' foi uma espécie de assinatura de quatro dos seis panfletos.  A história e o conteúdo dessas publicações serão apresentados em 17 painéis na exposição na UFMG.

Descrição Imagem
Folhetos diante da Universidade Ludwig Maximilian, de Munique, em homenagem ao Rosa Branca Ghetto Figthers House Museum

Ficha técnica

Exposição: A Rosa Branca: a resistência de estudantes contra Hitler – Munique 1942/1943

Curadoria: Volker Jaeckel

Horários:  Segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 21h

Serviço

9 de novembro a 12 de dezembro de 2017

Faculdade de Letras - em frente ao Centro de Memória e no hall de entrada da Biblioteca

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

3409-5108

Campus Pampulha da UFMG - Av. Antônio Carlos 6627 - Belo Horizonte - MG

memoria.fale@gmail.com