Evento acadêmico

Segunda, às 16h: Medicina abre evento sobre evidências clínicas relacionadas à covid-19

As evidências clínicas relacionadas aos diversos aspectos da covid-19 – cuidados, vacinas, tratamentos, enfrentamento de sequelas e de efeitos mentais e sociais indiretos – compõem a temática do primeiro conjunto de eventos científicos sobre a doença em âmbito nacional no Brasil, iniciativa da Faculdade de Medicina da UFMG. O encontro, que terá duração de uma semana, será aberto nesta segunda-feira, 3 de maio de 2021, às 16h. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

No mesmo dia 3, uma série de palestras breves vai tratar de gestão de pacientes, políticas públicas, covid-19 em gestantes e crianças, comunicação na pandemia e muitos outros assuntos. E o 1º Congresso brasileiro de evidências clínicas na covid-19 segue até o dia 6, sempre a partir das 16h. Participarão pesquisadores de diversos estados brasileiros e também estrangeiros, como Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford (Reino Unido), e Gabriel Rada, da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Na sexta-feira, dia 7, um simpósio vai abordar os mitos e as verdades sobre a infecção, e outro terá apresentações de estudantes acerca da atuação dos acadêmicos e de projetos de pesquisa sobre estratégias para diagnóstico laboratorial, tratamento, papel dos estudantes e mundo pós-covid.

A iniciativa do conjunto de eventos teve origem na pesquisa Registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com covid-19, financiada pela Fapemig, em que 37 hospitais colaboram na produção de evidências clínicas. A UFMG e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats) apoiam a realização do encontro.

A programação e os links para inscrições estão no site do evento, e atualizações são registradas no perfil do congresso no Instagram. As atividades serão transmitidas no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG no YouTube, com tradução para Libras.

Descrição Imagem
Paciente em videochamada, em Santarém (PA): da prevenção ao tratamento Marcelo Seabra | Agência Pará – Fotos Públicas