Segunda, às 16h: Medicina abre evento sobre evidências clínicas relacionadas à covid-19
As evidências clínicas relacionadas aos diversos aspectos da covid-19 – cuidados, vacinas, tratamentos, enfrentamento de sequelas e de efeitos mentais e sociais indiretos – compõem a temática do primeiro conjunto de eventos científicos sobre a doença em âmbito nacional no Brasil, iniciativa da Faculdade de Medicina da UFMG. O encontro, que terá duração de uma semana, será aberto nesta segunda-feira, 3 de maio de 2021, às 16h. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.
No mesmo dia 3, uma série de palestras breves vai tratar de gestão de pacientes, políticas públicas, covid-19 em gestantes e crianças, comunicação na pandemia e muitos outros assuntos. E o 1º Congresso brasileiro de evidências clínicas na covid-19 segue até o dia 6, sempre a partir das 16h. Participarão pesquisadores de diversos estados brasileiros e também estrangeiros, como Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford (Reino Unido), e Gabriel Rada, da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Na sexta-feira, dia 7, um simpósio vai abordar os mitos e as verdades sobre a infecção, e outro terá apresentações de estudantes acerca da atuação dos acadêmicos e de projetos de pesquisa sobre estratégias para diagnóstico laboratorial, tratamento, papel dos estudantes e mundo pós-covid.
A iniciativa do conjunto de eventos teve origem na pesquisa Registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com covid-19, financiada pela Fapemig, em que 37 hospitais colaboram na produção de evidências clínicas. A UFMG e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats) apoiam a realização do encontro.
A programação e os links para inscrições estão no site do evento, e atualizações são registradas no perfil do congresso no Instagram. As atividades serão transmitidas no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG no YouTube, com tradução para Libras.