Evento acadêmico

Segunda, às 15h30: Pesquisadora da Geologia falará sobre montanhas do Deserto do Saara

Estudantes do Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEOL) da UFMG vão promover na próxima segunda, 3 de abril, palestra da pesquisadora de pós-doutorado Kawther Araibia com o tema Geology of the Hoggar mountains in the Sahara Desert (Algeria). Kawther é vinculada à Université des Sciences et de la Technologie Houari Boumediene, na Argélia.

Ela desenvolve seus estudos na UFMG com apoio do programa Capes PrInt, sob supervisão do professor Fabrício Caxito. A apresentação, com início às 15h30, será no Auditório do Instituto de Geociências (IGC), campus Pampulha.

No mesmo dia e no mesmo espaço, a partir das 13h, pesquisadores visitantes farão três palestras. A realização é do grupo de pesquisa do Laboratório de Mapeamento Geológico, Geotectônica e Geodiversidade do IGC em parceria com o Projeto Mobile, coordenado por Fabrício Caxito, e com a disciplina Análise de bacias sedimentares, ministrada pelo professor Alexandre Uhlein, neste semestre, no PPGEOL.

As palestras são abertas ao público geral. O Auditório fica na entrada do prédio, à direita da portaria. Esta é a programação das palestras dos pesquisadores convidados:

Paulo Boggiani, da USP
Faixa Paraguai Sul – do Fernando de Almeida ao infinito e além...

Cláudio Gaucher, da Universidade de la Republica (Uruguai)
Marine bioproductivity and cosmic rays instead of CO2 as climate drivers? A new paradigm and insights from paleoclimatology break

Jesper Allan Frederiksen, da Universidade de Copenhagen (Dinamarca)
Cadmium in ancient and modern marine carbonates

Descrição Imagem
Geologia das Montanhas Hoggar, na Argélia, é tema de palestra no IGC Foto: Divulgação

31 de março a 2 de abril de 2023

IGC, campus Pampulha