Evento acadêmico

Segunda, às 17h: Ivan Domingues lança livro e faz palestra sobre obra clássica de Foucault

O livro As palavras e as coisas – uma arqueologia das ciências humanas, lançado em 1966 pelo francês Michel Foucault, teve repercussão no mundo todo e inspirou um ex-aluno brasileiro, hoje professor do Departamento de Filosofia da UFMG, a revisitá-lo cinco décadas depois.

Nesta segunda-feira, dia 22, às 17h, Ivan Domingues fará a palestra Foucault, a arqueologia e As palavras e as coisas – cinquenta anos depois, título idêntico ao do livro que o professor está lançando pela Editora UFMG.

Domingues frequentou os cursos de Foucault no Collège de France, de 1981 a 1983, e vê no filósofo francês o interlocutor oculto de sua tese de doutorado defendida mais tarde na Sorbonne. Neste livro, Ivan Domingues faz uma análise extensa e acurada da obra que o inspirou.

Domingues é doutor em filosofia pela Universidade de Paris 1. Atua nas áreas de epistemologia das ciências humanas e sociais, filosofia da técnica, ética e conhecimento, filosofia francesa contemporânea e filosofia no Brasil. Na UFMG, dirigiu o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), do qual foi um dos fundadores, e atualmente coordena o Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo. É autor, entre outras obras, de O grau zero do conhecimento (Ed. Loyola, 2ª ed., 1999), Epistemologia das ciências humanas (Ed. Loyola, 2004) e Filosofia no Brasil: legados & perspectivas (Ed. Unesp, 2017).

Participação especial
Com transmissão pela plataforma YouTube, o evento terá a participação especial do professor Cesar Candiotto, da PUC-PR. Ele é doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Tem experiência na área de filosofia contemporânea, especialmente no pensamento de Michel Foucault e em suas interseções com outros intelectuais, como Hannah Arendt, Giorgio Agamben e Roberto Esposito. Atualmente, Candiotto estuda a questão da biopolítica em suas relações com os ilegalismos, o capital humano e os dispositivos de segurança. Publicou, entre outros, os livros Foucault e a crítica da verdade (Ed. Autêntica, 2ª ed., 2010) e A dignidade da luta política: incursões pelo pensamento de Michel Foucault (Educs, 2020).

Em formato e-book, Foucault, a arqueologia e 'As palavras e as coisas' – cinquenta anos depois tem 402 páginas e está disponível para venda (R$ 35) no site da Editora UFMG.

Descrição Imagem
Retrato do filósofo Michel Foucault (1926-1984) pintado em tinta e aquarela Nemomain | Wikimedia Commons | Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported