Evento acadêmico

Sexta, às 15h: ‘Mulheres na ciência’ trata de divulgação científica em sua segunda edição

A cada dia, novas descobertas científicas sobre a covid-19 aparecem nos noticiários, sites e redes sociais. O ano que passou pôs a ciência em situação de protagonismo, e as mulheres que a produzem e divulgam ganharam mais visibilidade. Esse é o caso da jornalista Luiza Caires, dona do segundo perfil mais influente no Twitter sobre a pandemia, em 2020. Junto com ela, a professora Viviane Alves, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, e a coordenadora regional do Pint of science de Minas Gerais, Marina Andrade, vão compartilhar experiências sobre divulgação científica na segunda edição do evento Mulheres na ciência, que será realizada no dia 25 de junho, às 15h. As inscrições estão abertas.

O evento promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) – uma das principais gestoras de ciência, tecnologia e inovação do país, apoiadora da UFMG e mais de 30 outros centros de tecnologia e pesquisa –, em parceria com o State Innovation Center, visa popularizar o acesso à pesquisa e desfazer mitos relacionados à mulher que atua em âmbito científico, por meio de diálogos e troca de informações com as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.

A proposta do Mulheres na ciência é mostrar que não há barreiras para o desenvolvimento de pesquisas e tampouco de material de divulgação científica bem apurado e produzido, que geram resultados que beneficiam toda a sociedade. As participantes vão debater os desafios da divulgação científica no país, abordando aspectos como curadoria dos informativos, veiculação e credibilidade do conteúdo e formação de público crítico e questionador das notícias falsas. A mediação será de Aline Carvalho, que está à frente da STEM for Girls, organização com foco na educação de meninas.

Participantes
Viviane Alves, professora do ICB desde 2010, pesquisa para descobrir novos antimicrobianos com base em compostos naturais, para análises de toxicidade e patogenicidade e para estudos sobre envelhecimento e nutrição. Orientadora do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e do mestrado profissional em Ensino de Biologia (Profbio), da UFMG, ela coordena o projeto de divulgação científica @microUFMG e o podcast MicroBios, apoiado pelo Instituto Serrapilheira. É embaixadora do Parent in science e cofundadora da Liga da Ciência Preta Brasileira.

Viviane é graduada em Ciências Biológicas e mestra em Microbiologia pela UFMG e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez estudos de pós-doutorado na instituição paulista, na Fiocruz (em Minas e em Pernambuco) e na Brown University (EUA).

Luíza Caires, jornalista e editora de Ciências do Jornal da USP, é mestra em Comunicação e faz divulgação científica há 15 anos, produzindo e editando reportagens, podcasts, vídeos e conteúdo para as mídias sociais da Universidade.

Autora do guia De cientista para jornalista, Luíza tem ministrado palestras e treinamentos em divulgação para cientistas de várias universidades. Em 2020, seu perfil no Twitter foi o segundo mais influente sobre a pandemia da covid-19. É editora da newsletter sobre ciências Polígono, projeto do Núcleo Jornalismo/Science Pulse, com apoio do Instituto Serrapilheira.

Marina Andrade, coordenadora regional do Pint of science de Minas Gerais e do Programa de Divulgação Científica coMciência do Museu MM Gerdau, atuou como coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

Graduada em Ciências Sociais pela UFMG, Marina cursou a especialização multidisciplinar em Adolescência da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário UMA. Atualmente, é pós-graduanda em Comunicação Pública da Ciência na UFMG.

(Com Assessoria de Comunicação da Fundep)

Descrição Imagem
Viviane Alves coordena perfil e podcast de divulgação da ciência Acervo pessoal