Evento cultural

Terça, às 15h30: memorização de obras musicais é tema de conferência da violoncelista Tania Lisboa

A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG recebe nesta terça, 15 de setembro de 2020, a violoncelista Tania Lisboa, que fará a videoconferência A ciência da performance e a memorização de obras musicais. O evento será transmitido pela plataforma Google Meet, a partir das 15h30. Os interessados devem enviar mensagem para rafaelsfigueiredo06@gmail.com para receberem o link de participação.

Tania Lisboa iniciou seus estudos musicais como pianista antes de emplacar sua bem-sucedida carreira internacional como violoncelista. Recebeu medalha de ouro pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí e vários prêmios nacionais e internacionais. Seus estudos de pós-graduação foram realizados na Guildhall School of Music and Drama, City University e University of Sheffield (PhD in Music Performance) na Inglaterra. Ela estudou com a renomada violoncelista Maud Tortelier na França.

A instrumentista vem se apresentando nos Estados Unidos, Japão, Coreia, Turquia, Polônia, Itália, França, México, Venezuela, Canadá e Inglaterra. Desde 2001, atua como professora e pesquisadora no Centre for Performance Science da Royal College of Music em Londres, onde também coordena o programa de Syncrhonous Online Learning. Como pesquisadora, suas publicações incluem artigos sobre a memorização musical, música e autismo, expressividade na performance, entre outras.

Em 2020, foi premiada com uma bolsa da British Academy para liderar um projeto de pesquisa em colaboração com a Universidade Federal da Bahia. Tania recebeu ainda os títulos de Honorary Research Fellow, Imperial College London e Honorary Member of the Royal College of Music. Atualmente, é membro da Commission for the Education of the Professional Musician da Associaçāo International de Educaçāo Musical.

Descrição Imagem
Videoconferência é organizada pela Banda Sinfônica da UFMG Luiza Bongir | UFMG