Evento cultural

Centro Cultural expõe obras em cerâmica que simbolizam a gestação

O Centro Cultural UFMG abriga a exposição Embaraço, da artista Sabrina Damas, que integra o projeto Escultura no Centro. A curadoria é do professor da Escola de Belas Artes (EBA) Fabrício Fernandino, diretor do Centro Cultural. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

Embaraço reúne obras produzidas com base em um molde da barriga de Sabrina, aos nove meses de gestação da primeira filha, que ela guarda há 14 anos. "Nessas obras, tento invocar subjetivamente o que representa a emoção de gerar uma vida. Marcas de dedos e gestos registram um turbilhão de sentimentos fortemente ancorados em minha essência maternal", diz a artista.

Por meio da materialidade do barro, Sabrina explica como expressa seus sentimentos: "O processo da cerâmica é cíclico, vai do pó ao barro, do barro à forma e da forma ao pó. Esse ciclo também existe na maternidade, quando geramos ou nascemos", diz ela. A artista acrescenta que a maternidade trouxe respostas às suas questões artísticas e subjetivas. "Com minha arte, descobri que tudo na vida é mutação", conclui.

Trajetória
Sabrina Damas é ceramista, artista, pesquisadora e arte-educadora. Atua, principalmente, na área da criação tridimensional, tecelagem, trançado, pintura, desenho, poéticas visuais e tecnologia dos materiais. É mestranda em Artes Visuais na EBA e arte-educadora do Centro Cultural Venda Nova, da Fundação Municipal de Cultura (FMC-PBH), onde ministra diversos cursos e oficinas.

Trabalhos de estudantes
O projeto Escultura no Centro expõe os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

A exposição segue aberta até 23 de abril, de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Mais informações estão no site do Centro Cultural.

Descrição Imagem
Sabrina Damas: “Marcas de dedos e gestos registram um turbilhão de sentimentos fortemente ancorados em minha essência maternal” Foto: divulgação

Exposição Embaraço | Sabrina Damas
Abertura: 21 de março de 2023, às 19h