Evento cultural

Terça, às 19h30: Programa do Conservatório reúne músicos e mestres de saberes tradicionais

O programa ao vivo Diálogos – o presente da Música reúne na próxima terça-feira, 24 de agosto de 2021, a percussionista e mestre de capoeira, Alcione Oliveira e o tubista e capitão regente de guarda de Moçambique em Brumadinho, Aldo Bibiano. A conversa, com início às 19h30, será conduzida por Glaura Lucas, etnomusicóloga e professora aposentada da UFMG.

Mestres de saberes tradicionais e músicos profissionais, os convidados vão falar sobre o encontro desses dois universos e mostrar como a vivência de culturas populares e as trocas com comunidades tradicionais inspiram seus trabalhos na música, influenciando suas performances e sonoridades.

Também serão abordados a percepção e os limites dos deslocamentos do tradicional para o palco e para as telas. O programa exibirá vídeos das apresentações realizadas no Conservatório UFMG do Coletivo Couro Encantado, grupo criado por Alcione, e do Babadan Banda de Rua, do qual Aldo faz parte.

O programa Diálogos – o presente da música é realizado quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 19h30, e exibido ao vivo pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube.

Sobre os participantes
Alcione Oliveira é a primeira Mestra Angoleira formada em Minas Gerais. Idealizadora do Coletivo Couro Encantado e Bloco Encantado, que tem como base musical o Maracatu de Baque Virado, ela ministra aulas regulares para o Bloco Encantado, apresentando suas pesquisas sobre percussão da cultura popular afroindígena brasileira. Atualmente, é percussionista da Orquestra Atípica de Lhamas e do Bloco Filhas de Clara.

Aldo Bibiano  é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pós-graduando em Regência pela Alphas Cursos e graduado em Música – Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão pela UFMG. Concluiu o Curso Livre Técnica Avançada para Tuba na Tom Jobim – Escola de Música de São Paulo. Hoje é tubista solo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Babadan Banda de Rua, da Orquestra Já Te Digo, do Quarteto 4X4 e do Trio Orisun.

Glaura Lucas lidera o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia e atua no Programa de Pós-graduação em Música da UFMG. É doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com estágio na Open University, do Reino Unido, e mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas sobre práticas performáticas afrodiaspóricas e trabalhos colaborativos com comunidades do reinado do rosário e de projetos sociais. Também atuou em programas de inclusão de mestres e mestras de saberes tradicionais como professores nas universidades.

Descrição Imagem
Aldo Bibiano, Tubista e capitão regente de Moçambique @karobibiano