Evento cultural

Hoje, no Conservatório: duo de viola e piano interpreta obras de Debussy, Piazzolla e Schumann

Ver cartaz do evento >

Nesta terça-feira, 30 de maio de 2023, às 19h30, o Conexões Musicais, programa do Conservatório UFMG, apresenta o recital Obras para viola e piano com o duo Carlos Aleixo e Cenira Schreiber. Obras de Debussy, Tertis, Schumann, Côrtes, Falla e Piazzolla estão no repertório. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O duo dedica-se à música brasileira e latino-americana para viola e piano. Em setembro de 2022, a dupla lançou o álbum Música brasileira para viola e piano, disponível em diversas plataformas digitais.

Trajetórias
Natural de Itabira, Minas Gerais, Carlos Aleixo é professor de viola na UFMG, onde obteve sua graduação, mestre em Música em Performance com Viola pela Shenandoah University, nos Estados Unidos, e doutor em Artes Musicais. Em seu doutorado, foi aluno do professor e maestro Jan Wagner. Como solista, Carlos já esteve à frente de diversas orquestras, entre elas a da Escola de Música da UFMG, a Fairfax Symphony Orchestra e a Orquestra de Câmara SesiMinas/Musicoop. Entre seus prêmios estão o Distinguished International Student Award e o título de membro honorário da Sociedade Americana de Viola de Arco (American Viola Society).

Cenira Schreiber, de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, é pianista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professora de piano da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Ela é bacharel em Piano pela Escola de Música da UFMG, mestre e doutora em Piano pelo Conservatório de Música da Shenandoah University. Em 2013, Cenira participou de turnê internacional como solista da Orquestra Gerais/Contagem, apresentando-se em diversas capitais de estados dos EUA, como Washington, Nova York, Winchester, Hartford e Pensilvânia. Ela também se apresentou como solista da Orquestra de Câmara SesiMinas/Musicoop e Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais.

I Parte
Claude Debussy – Beau soir para viola e piano e Claire de lune para viola e piano
Lionel Tertis – Transcrição para viola e piano
Edvard Grieg – Ich liebe dich Op.5 n.4