Político-administrativo

Webinar da Unesco Brasil e UFMG debate a infraestrutura das escolas brasileiras do ensino fundamental

Ver cartaz do evento >

Com a parceria da UFMG, a Unesco no Brasil realiza, na quarta-feira, 31 de julho de 2019, webinar de lançamento de publicação sobre 'Infraestrutura das escolas brasileiras do ensino fundamental'. O evento, exclusivamente online, acontece das 15h às 17h30. As inscrições e o acesso devem ser feitos neste link

Os debates contarão com a participação da coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, e da professora associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e uma das coordenadoras da pesquisa, Maria Teresa Gonzaga Alves.

A mediação será da coordenadora da Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações da Unesco no Brasil, Ana Lúcia Guimarães.

O tema

O desempenho da aprendizagem dos estudantes é maior quando as escolas são seguras, confortáveis, limpas, acessíveis, convidativas e estimulantes. Escolas bem estruturadas podem causar impactos positivos no ambiente escolar e assegurar uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, conforme recomenda o ODS 4. Proporcionam também igualdade de condições a todos, conforme determina a Constituição Federal de 1988. O Plano Nacional de Educação (PNE, a Lei n. 13.005 de 2014) estabeleceu, em sua Estratégia 7.18, que o governo brasileiro deve instituir parâmetros de qualidade para os serviços de educação básica a serem usados como referência para a infraestrutura escolar, para os recursos pedagógicos e para outros insumos relevantes.

Como a infraestrutura escolar tem sido definida e mensurada nas pesquisas quantitativas, nacionais e internacionais? Quais dimensões, indicadores e itens são considerados (recursos pedagógicos, conservação dos prédios, instalações, entorno etc.) na literatura acadêmica e técnica? Qual é a relação entre a infraestrutura e os resultados escolares?

A pesquisa discute essas questões e, a partir da revisão da literatura especializada e dos marcos normativos, propõe um modelo analítico com indicadores múltiplos para monitorar a infraestrutura escolar e os relatórios por município e por escola. Essa abordagem permite pensar políticas com foco nos aspectos mais necessários.

(Fonte: Unesco no Brasil)

Descrição Imagem
Centro Pedagógico da UFMG: ensino fundamental de qualidade em escola pública Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica