Notícias Externas

17ª CINEOP destaca a produção cinematográfica de povos originários

Mostra começa na quarta-feira, 22, e retoma o formato presencial

Nossos Espíritos Seguem Chegando, de Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Bruno Huyer, 2021, é um dos filmes da Mostra Homenagem
Nossos Espíritos Seguem Chegando, de Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Bruno Huyer, 2021, é um dos filmes da Mostra Homenagem Imagem: Frame/ Divulgação

Após dois anos em formato remoto, a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), um dos maiores eventos do audiovisual brasileiro, volta a tomar as ruas e praças da cidade histórica mineira na quarta-feira, 22. A CineOP é o único evento no calendário cultural brasileiro a abordar o cinema nas vertentes patrimônio, preservação e história, sempre em diálogo com a educação. Com foco na questão indígena, a programação, que neste ano leva o tema de Preservar Para Existir, conta com mais de 150 filmes de oito países e 21 estados brasileiros, além de oficinas, masterclasses, rodas de debate e shows de artistas contemporâneos. Cinema, artes visuais, literatura, dança, artes cênicas, patrimônio são as linguagens mobilizadas para a edição, que segue até a segunda, 27.

O evento conta com exibição de filmes (longas, médias e curtas),  pré-estreias e mostras temáticas, a Mostrinha, a Mostra Valores, sessões Cine-Escola, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, o Encontro da Educação: o Fórum da Rede Kino, debates, diálogos e rodas de conversa, oficinas, masterclasses internacionais, performance audiovisual, exposição, lançamento de livro, cortejo de arte e shows. Toda a programação é de participação gratuita e realizada na cidade de Ouro Preto, além de atividades online. 

O Expresso 104,5 conversou sobre a 17ª edição da CineOP com a Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da Mostra.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto:

Mais informações e a programação completa no site da CineOP.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Luiza Glória