Notícias Externas

60 anos de Madonna é tema do programa Noite Ilustrada

Pesquisador da UFC falou sobre a importancia

A cantora Madonna completa 60 anos nessa quinta, 16 de agosto.
A cantora Madonna completa 60 anos nessa quinta, 16 de agosto. Foto: David Shankbone/Wikimedia Commons

Com quase quatro décadas de estrada, Madonna, a cantora americana que mais vendeu discos e singles em todos os tempos, completa nessa quinta, dia 16 de agosto, 60 anos! Madonna foi precursora da música pop e segue sendo, na atualidade, um dos maiores nomes do estilo. Suas músicas, videoclipes e performances, bem como seu posicionamento crítico sobre diversas questões socioculturais, conquistaram fãs ao redor do mundo e também a atenção da crítica mundial.
Por meio de sua atuação, Madonna despertou, também, a admiração e o afeto de um grupo social tão específico quanto diversificado: a comunidade LGBT+ (composta por Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis), que forma um de seus maiores públicos. Madonna ainda discursa em prol da mulher, e prega avidamente a liberdade sexual.
O pesquisador estudante de publicidade da UFC, Gabriel Holanda Monteiro, que escreveu um artigo sobre a construção da identidade LGBT por meio da representação simbólica na música pop, com foco no trabalho de Madonna, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-luis-fernando-freitas-16-08-2018.mp3

O artigo “Come on, Vogue!: Madonna e a construção da identidade LGBT através da representação simbólica na música pop”, de  do Gabriel Holanda Monteiro e Naiana Rodrigues da Silva, está disponível no site: www.periodicos.ufpb.br.

Com produção de Gabriela Augustha, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael