Formações transversais terão aulas inaugurais na próxima semana

Laura Guimarães e Danilo Candombe abrem as atividades da área de direitos humanos; divulgação científica tem como convidada a professora Tatiana Roque, da UFRJ

Danilo Camdobe
Danilo Candombe é quilombola, fotógrafo e músicoArquivo pessoal / Facebook

Duas aulas inaugurais marcam, na próxima semana, o início das atividades das formações transversais em Direitos Humanos e Divulgação Transversal. Ambas são coordenadas pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A aula de direitos humanos, agendada para quarta-feira, dia 9, a partir das 14h, terá como convidados a professora Laura Guimarães Corrêa, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, e o fotógrafo, músico e quilombola Danilo Candombe, da comunidade Quilombo do Açude, da Serra do Cipó.

O tema da aula inaugural é Direitos humanos, pandemia e comunicação antirracista. Laura e Candombe vão compartilhar com o público suas vivências em relação à pandemia de covid-19 e experiências de comunicação antirracista à luz da promoção e defesa dos direitos humanos. A aula será transmitida pelo canal Extensão UFMG no YouTube.

Sete disciplinas serão oferecidas neste semestre. Elas propõem       discussões sobre políticas públicas, moradia, trabalho, cárcere, migração, território, promoção e garantias dos direitos humanos.

O evento é aberto ao público. Interessados em obter certificados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6467 ou pelo e-mail redes@proex.ufmg.br.

Tatiana Roque
Tatiana Roque coordena o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJArquivo pessoal / Facebook

Negacionismo
Para iniciar o novo período, a Formação Transversal em Divulgação Científica convidou Tatiana Roque, professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da instituição, para falar sobre Negacionismo e a crise da expertise.

A formação oferece neste semestre quatro disciplinas, que tratam de temas como plataformas digitais, algoritmos, comunicação contemporânea, divulgação da ciência baseada em evidência e meio ambiente.

A aula inaugural, aberta às comunidades interna e externa da UFMG, será realizada remotamente na quinta-feira, dia 10, às 16h, por meio do canal Extensão UFMG no YouTube.

Participantes que preencherem formulário de inscrição receberão certificado. Quem manifestar presença no chat da transmissão ao vivo também pode solicitar o documento. Outras informações podem obtidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br.