UFMG sediará sessão externa de escola de altos estudos em direitos humanos
A Faculdade de Direito, em parceria com a Fundação René Cassin, promove, de 28 de abril a 2 de maio, a Escola de altos estudos: direitos humanos, sustentabilidade e Mudanças Climáticas. Intitulada Sessão Cançado Trindade, o evento homenageia o juiz internacional Antônio Augusto Cançado Trindade, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFMG em 2018. Ele morreu em 2022. A programação visa a oferecer uma formação avançada nos sistemas de proteção de direitos humanos e no aprofundamento em questões relativas à proteção do meio ambiente e mudanças climáticas no contexto dos direitos humanos.
As atividades são destinadas ao público em geral, sobretudo estudantes de nível avançado em ciências jurídicas, políticas, humanas e sociais, como também a professores e investigadores, profissionais do direito, funcionários públicos nacionais e internacionais. Ao longo de uma semana, os participantes terão aulas, cursos e workshops com os maiores especialistas da área de direitos humanos do mundo. As inscrições devem ser feitas por meio do site da sessão de Belo Horizonte da Fundação René Cassin. Discentes da UFMG são isentos de taxa. O valor é de 40 euros para estudantes de outras universidades e 80 euros para profissionais.
Programação
A programação do evento se estrutura em três cursos principais pela manhã e uma série de palestras, conferências e mesas-redondas com diferentes especialistas durante a tarde. A solenidade de abertura vai homenagear o professor Cançado Trindade, em solenidade com a presença de familiares, do jurista Hermes Guerrero e da reitora Sandra Regina Goulart Almeida. A conferência de encerramento, no dia 2 de maio, às 10h15, será feita pela ministra de Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo. No sábado, dia 3, está prevista uma atividade de integração com os participantes.
Aos estudantes que seguirem integralmente os cursos da manhã, será facultada a realização de um teste de conhecimento para obtenção do Diploma René Cassin, às 9h, que atesta o alto conhecimento em direitos humanos de seu portador. O discente de melhor desempenho ganhará uma bolsa para cursar a sessão principal da Fundação René Cassin em Estrasburgo, na França.
Os discursos e a apresentação de certificados e diplomas serão realizados à tarde. Aos que participarem de 80% das atividades, será concedido um certificado de 40h; aos que concluírem 50%, o certificado será de 20h.
Outras informações podem ser acessadas no site da Stylus Curiarum, grupo de pesquisa da UFMG sobre cortes e tribunais internacionais.
