Arte e Cultura

'A bonequinha preta' é atração de amanhã no Espaço do Conhecimento

Programação inclui contação de histórias de povos indígenas e projeção de obras de arte na fachada digital

Renata Lima
Montagem do clássico infantil de Alaíde Lisboa de Oliveira feita pelo grupo Quintal da Guegué
Renata Lima

Quatro atividades movimentarão o Espaço do Conhecimento neste sábado, 30, a partir do fim da manhã: conversa sobre riscos e benefícios da corrida para o corpo, encenação do clássico infantil A bonequinha preta, sessão de contação de histórias que retoma narrativas de povos indígenas do país e projeção de obras do pintor Oscar Araripe na fachada digital.

Em mais uma edição especial Saúde em Pauta, o Café Controverso abordará, a partir de 11h, os cuidados necessários à prática da corrida. O evento reunirá o cardiologista e vice-presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e Esporte, Haroldo Christo Aleixo, e do educador físico e diretor do Centro Esportivo da UFMG, Luciano Prado.

A mediação da conversa será feita pela coordenadora do Café Controverso e professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG, Rocksane Norton. A cafeteria do Espaço abriga o evento, gratuito, realizado em parceria com o Instituto Unimed-BH.

Histórias das aldeias 

Narrativas que representam a cultura de algumas comunidades indígenas serão contadas aos visitantes, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu e no seu esforço para formação do mundo. Os Apinajé, por sua vez, habitantes da região central do Brasil, creem na Mulher Estrela, que desceu do céu para ensinar os indígenas a se alimentarem de produtos da terra.

Como forma de valorização dessas culturas, essas e outras histórias serão narradas a partir das 15h. A participação é gratuita mediante retirada de senha na recepção. A classificação indicativa é livre.

Contação
Mitologias indígenas serão resgatadas em sessão de contação de históriasDivulgação / Espaço do Conhecimento

Clássico infantil

Às 17h, o grupo O Quintal da Guegué encenará A bonequinha preta, obra escrita em 1938, pela escritora, jornalista e pedagoga Alaíde Lisboa de Oliveira. O espetáculo, que integra a programação do projeto Multiverso, conta a aventura da boneca de Mariazinha, que cai da janela atraída pelos miados de um gato. Com música, teatro e brincadeiras, o grupo convida as crianças a participar das cenas, criando um diálogo entre as cantigas populares e suas composições. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Assista no vídeo abaixo  a trecho de uma apresentação do grupo O Quintal da Guegué:

Arte a céu aberto

A fachada digital vai inaugurar, ainda neste sábado, a exposição O Brasil nunca mais o Brasil – 5 estórias sem palavras, do pintor Oscar Araripe. O conjunto é formado por 149 imagens, algumas ainda inéditas, divididas em cinco séries: Areião ou Itabira monamour, O docodema ou o governo do poeta, Piauí da Paraíba, mulher macho sim senhor, O sabuji ou nossas águas tem mais peixes e O uaupés ou somos todos amazônicos.

Para Oscar Araripe, que realiza exposições individuais e coletivas desde o fim da década de 1980 no Brasil e no exterior, a fachada é uma importante interface de diálogo entre a arte e a cidade. “Quando soube dessa fachada digital, que projetava imagens em grandes formatos na Praça da Liberdade, fiquei muito feliz, pois finalmente minha obra d’Os Pilares poderia ser vista conforme tinha sido imaginada”, afirma.

A exposição será projetada até 15 de outubro, das 18h às 22h. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários. 

sss
Obra em acrílico sobre papel vegetal compõe a exposiçãoOscar Araripe