Arte e Cultura

Artistas da EBA mostram obras inspiradas no processo de compostagem

Exposição pode ser visitada na galeria da Unidade, no campus Pampulha

Divulgação / Na composteira
Divulgação / Na composteira
Local que inspirou os artistas armazena resíduos de matéria orgânica coletados no campus

A galeria da Escola de Belas Artes (EBA) abriga, até dia 8 de maio, a exposição Na composteira. Para produzir as obras, os autores buscaram inspiração no espaço de compostagem da UFMG, no campus Pampulha, por meio da percepção ambiental e fenomenológica do local. 

Na área, são armazenados os resíduos de matéria orgânica coletados no campus. Eles são tratados e transformados em adubo, promovendo o reaproveitamento desses elementos naturais. A UFMG possui cerca de 1,7 milhão de metros quadrados de área verde, extensão que gera quantidade expressiva de resíduos sólidos. O trabalho de compostagem foi tema de reportagem publicada em 2012 no Boletim UFMG.

As obras foram produzidas durante as atividades da disciplina Projeto, habilitação em Desenho, ministrada pela professora Patricia Franca-Huchet, do departamento de Desenho da EBA e coordenadora do grupo de pesquisa Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo (Be-IT). 

As imagens expostas são de autoria da própria professora Patricia Franca-Huchet e dos alunos Adriel Zuccoli, Clara Bicalho, Guilherme Lourenço, João Luiz Izidoro Valadão, Mateus Guilherme, Maxwell Kennedy e Melissa Rocha.

As instalações ficam abertas à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. A entrada é gratuita. Para mais informações acesse o site do EBA.

Compostagem na UFMG
Diariamente, a equipe de manutenção das áreas verdes do campus realiza o corte dos gramados, a varrição das ruas, a coleta de restos de jardins e a poda de árvores. Geram, aproximadamente, volume de 22 metros cúbicos de resíduos. Parte desse material é encaminhada para a área de compostagem da UFMG, localizada atrás do prédio da Faculdade de Educação (FaE).

Com Setor de Comunicação da Escola de Belas Artes