Professores da Escola de Música fazem concerto de música brasileira no Conservatório
Na próxima terça, 26 de novembro, a partir das 19h30, o projeto Conexões Musicais abrigará o recital Música brasileira em concerto, executado por professores da Escola de Música da UFMG. Em apresentação no Conservatório, o violonista Lucas Telles, a violoncelista Elise Pittenger e o flautista Rodrigo Frade estabelecem uma ponte entre a música erudita e a popular. O evento é gratuito, sujeito à capacidade do espaço.
Doutor pela UFMG, Rodrigo Frade é professor adjunto de flauta transversal na Escola de Música. Sua trajetória musical iniciou-se aos 7 anos no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del Rei, no interior de Minas Gerais. Ele estudou com renomados professores e participou de masterclasses com flautistas internacionais. Frade é cofundador e intérprete do Festival Escuta Aqui!, dedicado à difusão da música contemporânea brasileira.
Elise Pittenger é professora de violoncelo na Escola de Música, onde também coordena a área de Música de Câmara e o Grupo de Violoncelos, e desenvolve projeto de pesquisa sobre música brasileira para violoncelo. Natural de Baltimore, nos Estados Unidos, ela mudou-se para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos entre 2011 e 2015. Pittenger é doutora em Performance Musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação de Matt Haimovitz, e mestre pela Rice University (EUA). Em seu trabalho como camarista, desenvolveu trabalhos em parceria com os pianistas Gustavo Carvalho e Rodrigo Miranda e com o percussionista Fernando Rocha. Pittenger é integrante do conjunto Plurisons.
O violonista, compositor, arranjador e produtor musical Lucas Telles integra o corpo docente do Departamento de Instrumentos de Canto da UFMG, onde atua na área de produção musical, gravação e prática em conjunto. Telles foi vencedor do Prêmio BDMG Instrumental, nos anos de 2013 e 2019, e do projeto Novas 3 e Novas 4 de composição para violão solo nos anos de 2016 e 2018. Ele lançou discos autorais e formou parcerias com o poeta Rogério Santos, com o grupo Toca de Tatu e com outros artistas, como Deh Muss, Túlio Araújo, Serginho Beagá, Ricardo Koctus, Abel Borges, Giselle Couto e Ed Nasque.