Prevenção de acidentes na infância é tema do próximo Café Controverso
Evento reúne pediatra e epidemiologista
A edição de junho do Café Controverso: Viver Bem, do Espaço do Conhecimento UFMG, recebe as médicas Marislaine Lumena de Mendonça, especialista em pediatria, e Lúcia Maria Miana Mattos Paixão, epidemiologista, para debater sobre medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes durante a infância.
O encontro, que tem como tema Acidentes na infância: prevenir para não remediar, será realizado no próximo sábado, 29, das 10h às 12h, no Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). A participação é aberta e gratuita.
Estatísticas
De acordo com dados da plataforma DataSus, do Ministério da Saúde, aproximadamente 3,7 mil crianças de 0 a 14 anos são vítimas de acidentes fatais e 113 mil são hospitalizadas. Para a pediatra Marislaine Lumena, que também é pesquisadora na área, é preciso conscientizar e orientar os familiares, pois, em sua avaliação, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas. “Infelizmente, as crianças com menos de 10 anos acabam sendo vítimas de acidentes, como queimaduras e afogamentos, em ambientes domésticos”, explica.
Além das práticas de prevenção, as médicas abordarão medidas que podem ser tomadas para atenuar as taxas de mortalidade. A epidemiologista Lúcia Maria, que atua na rede de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, apresentará o Programa Vida no Trânsito, iniciativa da Organização Mundial da Saúde implantada pelo município, em 2010, que tem a finalidade de acompanhar os índices de fatalidade infantil em acidentes de trânsito e atuar na educação. “Os números de mortes de crianças em acidentes de trânsito em BH estão caindo, mas sabemos da importância de realizar um trabalho educativo, visitando as escolas e estimulando as crianças a terem uma postura mais cidadã, fundamental para um trânsito seguro”, esclarece.
As edições da série Viver Bem são realizadas em parceria com o Instituto Unimed-BH. Mais informações podem ser consultadas no perfil do Facebook e no portal do Espaço do Conhecimento.