Pesquisa e Inovação

Abertas inscrições para o Prêmio José Reis de divulgação científica

Pesquisadores e escritores podem se candidatar até 6 de maio

Pesquisadores do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG apresenta descobertas e equipamentos a turmas escolares
Pesquisadores do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG recebem turmas escolares regularmenteAcervo MHNJB

A 42ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica contempla pesquisadores e escritores. As inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 6 de maio. 

Iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a premiação reconhece profissionais e instituições que “contribuem para a formação de uma cultura científica no país”, como está dito no site do prêmio José Reis

Para se inscrever, o candidato deve enviar a ficha de inscrição (disponível no site), a documentação (solicitada no regulamento) e o portfólio com os principais trabalhos para o CNPq (Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 01 Conjunto B – Bloco B, 1º andar, sala 101, Edifício Santos Dumont –Lago Sul, Brasília/DF), por meio de correspondência registrada. 

Categorias
O Prêmio José Reis tem três categorias – Jornalista em ciência e tecnologiaInstituição ou veículo de comunicação e Pesquisador e escritor – que se alternam nas edições anuais. 

Premiação

O vencedor receberá R$ 20 mil e um diploma. Se houver possibilidade de cerimônia de premiação presencial, ele vai receber ainda passagem aérea e hospedagem para participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2022, e apresentar seus trabalhos em conferência durante o evento.

Premiados recentes
Na edição passada, o Museu do Amanhã foi vencedor da categoria Instituição ou veículo de comunicação. Na anterior, destinada a jornalistas, o premiado foi o editor da Revista Pesquisa Fapesp, Carlos Henrique Fioravanti, que escreve sobre ciência, tecnologia e meio ambiente há mais de três décadas.