Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Ciências e Técnicas Nucleares

Programa é vinculado à Escola de Engenharia; são oferecidas 29 vagas

A Escola de Engenharia, no campus Pampulha, sede do Departamento de Engenharia Nuclear, que está ofertando vagas para o mestrado e doutorado no primeiro semestre letivo de 2022
Escola de Engenharia, no campus Pampulha, sedia o PCTN, que seleciona para o mestrado e doutorado no primeiro semestre letivo de 2022 Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 8 de fevereiro de 2022, as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares (PCTN), vinculado ao Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da UFMG.

De acordo com o edital regular, serão ofertadas, para o mestrado, 15 vagas – três destinadas aos alunos autodeclarados negros –, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. O doutorado, por sua vez, oferece 10 vagas (duas reservadas à política de ações afirmativas), também com início no primeiro período de 2022.

O edital suplementar oferta duas vagas para o mestrado e duas vagas para o doutorado – nos dois casos, uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência – para ingresso no primeiro semestre letivo.

As inscrições para o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br ou apresentada pessoalmente na secretaria do programa, localizada na Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

O processo seletivo para o mestrado consistirá em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório, realizadas presencialmente. Serão avaliados a prova escrita e o curriculum vitae.

A seleção para o doutorado será realizada em três etapas. Serão avaliados o curriculum vitae, o plano de tese e a arguição oral sobre o plano de trabalho.

Os resultados finais serão divulgados no dia 4 de março de 2022, em painel externo à secretaria do PCTN e no site do programa. Informações complementares podem ser fornecidas pelo e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br.