Abertas inscrições para o Vestibular de Habilidades 2020 da UFMG
Veja dicas que podem facilitar o desempenho dos candidatos nas provas
Foram abertas nesta segunda-feira, 18, as inscrições para o Vestibular UFMG 2020 –Habilidades, obrigatório para ingresso em seis cursos de graduação da área de artes. Interessados em se candidatarem a uma das 331 vagas disponíveis para o ingresso no primeiro e segundo semestres do próximo ano devem passar por duas etapas de avaliação: as questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2019, fase de caráter eliminatório, e a redação do Enem e as provas específicas de cada curso, etapa de caráter eliminatório e classificatório.
As inscrições são realizadas via internet, no site da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve), e custam R$ 205. A taxa não será cobrada dos candidatos aprovados no programa de isenção.
No momento da inscrição, candidatos e candidatas devem informar em qual modalidade de vagas desejam participar: ampla concorrência ou reserva de vagas para escola pública, negros (pretos e pardos) e indígenas, assim como para pessoas com deficiência.
As provas serão realizadas no período de 4 e 6 de fevereiro de 2020, em Belo Horizonte. O horários e locais finais serão especificados no comprovante definitivo de inscrição.
Veja a seguir dicas de preparação para as provas de cada um dos seis cursos:
1) Artes Visuais
Multifacetado, o bacharelado em Artes Visuais inclui habilitações em Artes Gráficas, Desenho, Escultura, Gravura e Pintura.
Os candidatos devem realizar prova de percepção visual, na qual será avaliada a capacidade do candidato e da candidata de observar e representar um modelo exposto.
Os materiais exigidos para a prova são borracha, caneta esferográfica de escrita fina na cor preta, lápis nas cores azul, vermelha e amarela, lápis preto 2B, tesoura de ponta arredondada e cola.
2) Cinema de Animação e Artes Digitais
A depender do percurso escolhido, o bacharelado em Cinema de Animação e Artes Digitais oferece ao menos três possibilidades de atuação: na própria animação, em audiovisual ou no campo das artes computacionais.
O exame específico de Cinema também engloba conteúdos de percepção visual. Além disso, candidatas e candidatos precisam fazer uma prova de Desenho Procedural e Raciocínio Lógico, a fim de avaliar sua capacidade de criar representações visuais e artísticas em processo.
Materiais exigidos: borracha, caneta esferográfica escrita fina na cor preta, lápis vermelhos, azuis e amarelas e um preto 2B e régua transparente de 30 centímetros.
3) Dança
Por ser uma licenciatura, o curso de Dança está focado na preparação de professores para os ensinos infantil, fundamental e médio, em um processo que compreende a arte como parte essencial da formação do estudante básico.
O vestibular específico para o curso abrange prova de habilidade corporal e um solo de dança de quatro minutos. Por isso, o candidato deve levar roupas neutras e confortáveis, deixando os pés descalços e os cabelos, presos. Alongamentos, saltos, giros e improvisações servirão de parâmetro para avaliação do controle, da coordenação e do ritmo dos candidatos.
A prova solo, por sua vez, visa verificar a habilidade corporal do candidato com base em uma coreografia previamente determinada.
4) Design de Moda
A graduação em Design de Moda na UFMG vai além das passarelas, por compreender a moda como espelho da cultura de uma sociedade. As disciplinas obrigatórias do curso contemplam os processos de modelagem, estamparia, desenho e pesquisa na moda.
O processo de seleção consiste em prova de percepção visual, com duração de três horas. Candidatos e candidatas devem levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica de escrita fina, na cor preta, lápis nas cores azul, vermelha e amarela, um lápis preto 2B, borracha, tesoura de ponta arredondada e cola.
5) Música
O curso de Música na UFMG mantém formações em bacharelado e licenciatura. O primeiro se subdivide em várias habilitações: canto, composição, regência, música popular, diversos instrumentos de sopro, cauda e percussão e musicoterapia. Cada habilitação oferta um número de vagas específico.
Os interessados deverão realizar exame específico de teoria e percepção musical e prova prática de música. Os futuros estudantes de Musicoterapia, por sua vez, precisam fazer apenas a prova prática.
Materiais: caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha e o instrumento de sua preferência na prova prática. O candidato pode levar seu próprio instrumento ou escolher algum disponível na Escola de Música.
6) Teatro
A graduação em Teatro também oferece habilitações em licenciatura e em bacharelado, como explica o estudante Niel Flávio, em depoimento gravado para a Mostra Sua UFMG.
Candidatos e candidatas devem se submeter a uma prova de atuação e a uma audição didática coletiva. Nos dois momentos, são avaliadas as capacidades e habilidades artísticas, vocal e corporal dos futuros atores e atrizes.
Consulte o edital e veja também um resumo no Instagram da Mostra Sua UFMG.