Formas de Ingresso

Abertas inscrições para o Vestibular de Habilidades 2020 da UFMG

Veja dicas que podem facilitar o desempenho dos candidatos nas provas

Foram abertas nesta segunda-feira, 18, as inscrições para o Vestibular UFMG 2020 –Habilidades, obrigatório para ingresso em seis cursos de graduação da área de artes. Interessados em se candidatarem a uma das 331 vagas disponíveis para o ingresso no primeiro e segundo semestres do próximo ano devem passar por duas etapas de avaliação: as questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2019, fase de caráter eliminatório, e a redação do Enem e as provas específicas de cada curso, etapa de caráter eliminatório e classificatório. 

As inscrições são realizadas via internet, no site da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve), e custam R$ 205. A taxa não será cobrada dos candidatos aprovados no programa de isenção.

No momento da inscrição, candidatos e candidatas devem informar em qual modalidade de vagas desejam participar: ampla concorrência ou reserva de vagas para escola pública, negros (pretos e pardos) e indígenas, assim como para pessoas com deficiência.

As provas serão realizadas no período de 4 e 6 de fevereiro de 2020, em Belo Horizonte. O horários e locais finais serão especificados no comprovante definitivo de inscrição. 

Veja a seguir dicas de preparação para as provas de cada um dos seis cursos:

1) Artes Visuais

Sala interativa do curso de Artes Visuais na Mostra Sua UFMG 2019 

Sala interativa do curso de Artes Visuais na Mostra Sua UFMG 2019 Raphaella Dias / UFMG

Multifacetado, o bacharelado em Artes Visuais inclui habilitações em Artes Gráficas, Desenho, Escultura, Gravura e Pintura. 

Os candidatos devem realizar prova de percepção visual, na qual será avaliada a capacidade do candidato e da candidata de observar e representar um modelo exposto. 

Os materiais exigidos para a prova são borracha, caneta esferográfica de escrita fina na cor preta, lápis nas cores azul, vermelha e amarela, lápis preto 2B, tesoura de ponta arredondada e cola. 

2) Cinema de Animação e Artes Digitais

Estudante testa técnicas de animação em mesa digitalizadora.
Estudante testa técnicas de animação em mesa digitalizadoraJúlia Duarte / UFMG

A depender do percurso escolhido, o bacharelado em Cinema de Animação e Artes Digitais oferece ao menos três possibilidades de atuação: na própria animação, em audiovisual ou no campo das artes computacionais. 

O exame específico de Cinema também engloba conteúdos de percepção visual. Além disso, candidatas e candidatos precisam fazer uma prova de Desenho Procedural e Raciocínio Lógico, a fim de avaliar sua capacidade de criar representações visuais e artísticas em processo. 

Materiais exigidos: borracha, caneta esferográfica escrita fina na cor preta, lápis vermelhos, azuis e amarelas e um preto 2B e régua transparente de 30 centímetros. 

3) Dança

Jovens se apresentam em performance de dança.
Jovens em performance de dançaFoca Lisboa / UFMG

Por ser uma licenciatura, o curso de Dança está focado na preparação de professores para os ensinos infantil, fundamental e médio, em um processo que compreende a arte como parte essencial da formação do estudante básico. 

O vestibular específico para o curso abrange prova de habilidade corporal e um solo de dança de quatro minutos. Por isso,  o candidato deve levar roupas neutras e confortáveis, deixando os pés descalços e os cabelos, presos. Alongamentos, saltos, giros e improvisações servirão de parâmetro para avaliação do controle, da coordenação e do ritmo dos candidatos. 

A prova solo, por sua vez, visa verificar a habilidade corporal do candidato com base em uma coreografia previamente determinada. 

4) Design de Moda

Estudante costura um vestido no ateliê do curso de Design de Moda.
Estudante costura um vestido no ateliê do curso de Design de ModaJúlia Duarte / UFMG

A graduação em Design de Moda na UFMG vai além das passarelas, por compreender a moda como espelho da cultura de uma sociedade. As disciplinas obrigatórias do curso contemplam os processos de modelagem, estamparia, desenho e pesquisa na moda.

O processo de seleção consiste em prova de percepção visual, com duração de três horas. Candidatos e candidatas devem levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica de escrita fina, na cor preta, lápis nas cores azul, vermelha e amarela, um lápis preto 2B, borracha, tesoura de ponta arredondada e cola. 

5) Música

Apresentação de música na UFMG.
Apresentação de música na UFMGMarina Gontijo / UFMG

O curso de Música na UFMG mantém formações em bacharelado e licenciatura. O primeiro se subdivide em várias habilitações: canto, composição, regência, música popular, diversos instrumentos de sopro, cauda e percussão e musicoterapia. Cada habilitação oferta um número de vagas específico. 

Os interessados deverão realizar exame específico de teoria e percepção musical e prova prática de música. Os futuros estudantes de Musicoterapia, por sua vez, precisam fazer apenas a prova prática. 

Materiais: caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha e o instrumento de sua preferência na prova prática. O candidato pode levar seu próprio instrumento ou escolher algum disponível na Escola de Música. 

6) Teatro

Bastidores de uma apresentação teatral na Escola de Belas Artes.
Bastidores de uma apresentação teatral na Escola de Belas ArtesJúlia Duarte / UFMG

A graduação em Teatro também oferece habilitações em licenciatura e em bacharelado, como explica o estudante Niel Flávio, em depoimento gravado para a Mostra Sua UFMG.

Candidatos e candidatas devem se submeter a uma prova de atuação e a uma audição didática coletiva. Nos dois momentos, são avaliadas as capacidades e habilidades artísticas, vocal e corporal dos futuros atores e atrizes. 

Consulte o edital e veja também um resumo no Instagram da Mostra Sua UFMG.

Gabriel Araújo